Audiência Pública de autoria de Elber Batalha comemora 99 anos do Hospital Cirurgia
A segunda-feira, 5, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), foi marcada pela Audiência Pública “99 anos do Hospital Cirurgia, a retomada do protagonismo da assistência de saúde em Sergipe”, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB). A ocasião reuniu a equipe técnica do hospital, autoridades, entidades assistidas e cidadãos que falaram sobre a trajetória do local e ficaram sabendo das novidades.
O Cirurgia foi fundado no dia 2 de maio de 1926 por médicos liderados na época pelo Dr. Augusto Leite, para ofertar um centro de saúde moderno para a população. Apesar de privado e filantrópico, ele tem o seu atendimento de cerca de 60% do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem o marco tecnológico.
Com 256 leitos, sendo 206 de enfermaria e 50 de UTI, ele foi um dos pioneiros nas alas pediátricas em Sergipe e vai contar em breve novamente com o setor depois de 15 anos. Referência em média e alta complexidades, ele tem a demanda de 70% de cirurgias do estado; divididas em mais de 25 especialidades médicas.
As boas novas foram apresentadas na Câmara pelo diretor técnico Rilton Morais que mostrou dados, vídeos e contou o que vem acontecendo por lá. “No ranking nacional, nós somos o 13º em cirurgias cardiovasculares de todos os 257 hospitais, além do 23º de neuro. No Nordeste, somos o 4º em cardiovascular, o 6º em neurocirurgia e o 14º em oncologia. É bom lembrar que somos o menor estado da federação e, hoje, nós não apresentamos só números, mas qualidade”, informou.
Entre as principais novidades mostradas pelo diretor está o tratamento de Parkinson devolvendo os movimentos a pacientes com o resultado da mudança da capacidade de controle, atuando diretamente no ponto necessário ou na implantação de um marcapasso cerebral. Além da cirurgia da Epilepsia, através da tecnologia que busca a área precisa sem lesões ou danos.
Na parte cardíaca, cirurgias minimamente invasivas ou por meio do cateterismo para reduzir os riscos de infecções e sangramentos com uma recuperação mais rápida. Nas vasculares, casos com menos amputações e na Escoliose, mais facilidade, sem a intervenção judicial e pelo SUS, contabilizando 48 pacientes apenas em 2024.
Ainda no seu discurso, Rilton fez questão de mencionar a importância do trabalho dos parlamentares para essa área de atendimento aos cidadãos. “Os vereadores de Aracaju têm dado contribuições significativas para a evolução do hospital. Agradeço particularmente aos vereadores Elber e Isac que acompanham de perto o que vem sendo feito. Nós queremos exatamente isso: mostrar a sociedade o serviço de qualidade que vem sendo ofertado à população”.
A enfermeira Márcia Guimarães, gestora do Cirurgia, falou da sua gratidão aqueles que prestam atenção à instituição. “Quero agradecer a Elber Batalha por estarmos aqui para explanar os nossos avanços. Destacar os outros vereadores que nos contemplaram com as emendas parlamentares que fazem parte dessas notícias sobre o Cirurgia. Isso realmente é significativo para a sustentabilidade e o pioneirismo. É um momento de grande felicidade”, comentou.
Carolina Melo, defensora do Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, parabenizou toda a ação dos envolvidos.“Quero parabenizar o vereador Elber por trazer essa pauta mais uma vez. E parabenizar ainda o trabalho do Dr Rilton, pessoa que sou suspeita de falar e Doutora Márcia, que também conheço e acompanho o trabalho. É algo constante de toda a equipe e que merece os parabéns”.
Aline Abreu, que já faz parte da equipe há oito anos e é coordenadora administrativa do hospital, afirmou que toda a equipe está empenhada em promover as mudanças necessárias. “Eu sempre quis ser enfermeira no Cirurgia e, na época que eu entrei, sabia que não tinha nem previsão de receber salário. Mas, hoje, vivemos essa linda transformação e só podemos agradecer a todo Hospital Cirurgia”.
Também presente, o vereador Isac Silveira (União Brasil) usou a tribuna para falar do seu orgulho ao acompanhar toda a história. “É uma administração que mostra que é possível acertar. Eu sinto que, mais à frente, nós vamos aproveitar vocês em outros lugares, já que a realidade do Cirurgia é diferente de outras situações. Que orgulho participar desse momento e saber que a câmara vem contribuindo também de alguma forma com um hospital que é referência em todo Brasil”, declarou.
Elber destacou que a audiência, depois de muitos anos de debates, foi finalmente de celebração. “Não é todo dia que você tem uma instituição longeva e de tanta importância como o Cirurgia. Só temos que comemorar esses 99 anos aqui com uma festa bonita de prestação de contas e de visão de futuro para que esse hospital tenha ainda mais e mais anos, décadas e séculos prestando bom serviço para o povo de Sergipe”.
Fonte: Câmara Municipal de Aracaju
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.