Chuvas garantem normalidade nos perímetros de irrigação de Itabaiana

No Jacarecica I e Ribeira, em Itabaiana, reservatórios elevaram o nível da água significativamente.


29/05/2017 12:13

As chuvas que caíram em Sergipe a partir do dia 22 mudaram a situação crítica dos reservatórios dos perímetros de irrigação pública do estado. Administrada pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), a barragem do Perímetro do Jacarecica I e Ribeira, em Itabaiana, elevaram o nível da água significativamente, faltando pouco mais de um metro para dar a vazante em uma delas e a outra já verteu.

Nas barragens havia risco de continuação de racionamento e da paralisação do serviço de abastecimento aos produtores rurais assistidos, caso os índices pluviométricos nessas duas regiões não mudassem.

Ribeira

O perímetro irrigado da Ribeira, em Itabaiana, obteve uma significativa elevação no nível de sua barragem depois das últimas chuvas e também afasta o risco da continuidade do racionamento de água para a agricultura, que ocorria desde setembro de 2016 e fez as reservas durarem por mais tempo. Agora, o fornecimento regular aos lotes irrigados deve retornar assim que as chuvas cessarem e for necessário irrigar novamente às plantações.

Barragem da Ribeira  está prestes à ficar cheia - Foto Fernando Augusto (Ascom-Cohidro)

O diretor-presidente da Cohidro, José Carlos Felizola, comemora o resultado das chuvas e adianta a retomada da prestação de serviços feitos pela Empresa.

“Essa chuva só trouxe bênçãos, pois estávamos com todas essas barragens com a capacidade hídrica daquela região completamente comprometida. Só para se ter uma ideia, a barragem da Ribeira tem uma capacidade de 16.500.000m³, abastece o perímetro irrigado da Ribeira e também serve para dessedentação humana, abastecendo a cidade de Itabaiana. Essa barragem já estava com volume morto, íamos encerrar as atividades dela essa semana e, graças a Deus, com essa chuva a barragem está completamente cheia e falta 1,5m praticamente para ela verter, ou seja, transbordar. E com isso a gente garante a continuidade do abastecimento, tanto para cidade de Itabaiana, quanto dos perímetros irrigados”, disse Felizola.

Jacarecica I

No perímetro Jacarecica I, ainda em Itabaiana, a irrigação que tinha sido suspensa desde 17 e janeiro por conta do baixíssimo nível da barragem, hoje retorna sua capacidade operacional. Em intervalo de dois dias, devido à chuva que caiu na sua bacia hidrográfica e principalmente na região Agreste, a barragem atingiu o ápice do reservatório e chegou a verter.

Dois  dias de chuva elevaram substancialmente o nível do Jacarecica I - Foto Ascom-Cohidro

No Jacarecica I são cultivados diversos tipos de hortaliças, com destaque para batata-doce, coentro e amendoim. No momento, a incidência de chuvas dispensa o uso da irrigação para as plantações, mas assim que necessário, o polo de irrigação pública estará apto a voltar a funcionar. 

Com informações da ASN.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.