Machado se aproxima de Valmir e cria atrito com os Teles de Mendonça
Ex-deputado tenta construir dobradinha com filho de Valmir na eleição de 2018.
Por Aparecido Santana, redação Sergipenet.
Após se afastar de Itabaiana quando assumiu o mandato de vice-prefeito em Aracaju, o empresário José Carlos Machado lançou pré-candidatura a deputado federal e criou atrito com a família Teles de Mendonça na disputa pelo apoio de Valmir de Francisquinho (PR) em Itabaiana.
A pré-candidatura de Talysson Costa, filho de Valmir, a deputado federal, esfriou há muito tempo. Mas o prefeito não quer ficar fora do poder após deixar a prefeitura de Itabaiana e já ensaiou uma disputa do filho a estadual, plano que acaba rompendo a aliança com Maria Mendonça, que deve disputar a reeleição.
De acordo com informação de bastidores, Valmir de Francisquinho deixou de patrocinar a Rádio Capital do Agreste, um valor que era utilizado para o pagamento de alguns funcionários da emissora do grupo Teles de Mendonça, e a guerra Teles X Machado ganhou espaço no rádio. O âncora Alex Henrique, considerado um dos mais respeitados no rádio itabaianense, elogiou Machado como empresário, mas disse que seria a última opção dele para votar como deputado, pois o mesmo como político nada contribuiu para Itabaiana e “quer pegar carona na política”.
Zé Carlos Machado possuía uma aliança com Luciano Bispo (PMDB) em Itabaiana, mas a mesma começou a esfriar no pleito de 2012, que elegeu Valmir de Francisquinho (PR). Naquele pleito, Machado ainda subiu no palanque de Luciano, mas o seu genro, Carlos Eloy, tomou partido em prol do grupo Teles de Mendonça, e logo em seguida a aliança política foi desfeita.
Em 2014, Carlos Eloy ensaiou uma pré-candidatura a estadual, sendo frustrada pelo sogro, que também tentou decolar uma candidatura ao legislativo, mas em decorrência de um problema de saúde acabou não disputando. Quatro anos depois, Machado praticamente definiu uma pré-candidatura, mas precisa novamente do apoio de uma liderança em Itabaiana, e como perdeu Luciano para Fábio Mitidieri (PSD), o alvo agora é Valmir, que mantém uma relação próxima com o empresário, tendo nomeado Eloy para a Secretaria de Indústria e Comércio.
Será que Valmir de Francisquinho terá forças para caminhar sozinho em Itabaiana?
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.