Gestão Valmir muda “Minha Casa, Minha Vida” e faz itabaianenses crerem que programa é municipal
A gestão Valmir de Francisquinho (PL) tem se empenhado nos últimos meses em divulgar que estará entregando 214 casas populares em Itabaiana. Com direito a uma marca batizada de “Itabaiana Meu Lar”, o projeto vem sendo promovido pela gestão como se fosse resultado direto do município. Na prática, trata-se de obra do Novo PAC, através do programa Minha Casa Minha Vida, financiado e executado pela União.
Quem chamou atenção para o fato nas redes sociais foi o perfil @fatosergipe, que apurou afinco e trouxe os detalhes também abordados aqui no Política de Fato.
Conforme apuração, nas redes oficiais do Governo Federal, as unidades aparecem anunciadas como parte do programa federal. Em uma das publicações, por exemplo, o governo informa que “no município de Itabaiana, em Sergipe, o Novo PAC está construindo 214 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Garantir moradia de qualidade é transformar vidas e construir um Brasil mais justo”.
Mesmo assim, o marketing do Executivo local preferiu adotar um nome próprio, dando a entender que a conquista se deveu exclusivamente ao município, deixando, no mínimo, a transparência em segundo plano.
É natural que prefeitos busquem associar-se a políticas públicas de impacto social. Mas é incorreto omitir o verdadeiro responsável pelo investimento. A clareza sobre como a política está sendo viabilizada é um dever de transparência com a população que será diretamente beneficiada.
Dar o nome certo aos responsáveis não tiraria da gestão municipal o mérito que lhe cabe no processo — nem de ninguém. Acontece que essa falha grotesca da Gestão Valmir foi escancarada desde a última semana e, até o momento, a Prefeitura Municipal e o próprio gestor não emitiram um caractere sequer em resposta às acusações.
Se para um bom entendedor meia palavra basta, que dirá o postulante a entendedor diante de um voto de silêncio?
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.