Em situação precária, Abrigo de Animais de Itabaiana pede Socorro

Assista entrevista com o vereador Virtuozo.


01/06/2017 09:35

Por Aparecido Santana, redação SergipeNet.

O Abrigo de Animais de Itabaiana está com dificuldade para manter os 300 cães e mais de 100 gatos resgatados em situações de maus-tratos e abandono. A voluntária Vanessa Nascimento expôs a situação delicada que vive os animais no Povoado Batula.

A voluntária postou fotos do abrigo e pediu auxilio das autoridades e do poder público no sentido de viabilizar melhorias. “Precisamos de ajuda rápida e urgente. Essa é a nossa situação atual do Abrigo de Animais de Itabaiana, e é bom vocês virem para saber o que realmente é um abrigo. Muitos criticam porque não pegamos alguns cachorros e levamos para o abrigo. Agora pergunto a vocês, levar para onde, para esse lugar? É condenar ele a morte o mais rápido possível” relata.

As fotos mostram a estrutura comprometida, com telhado quebrado, animais aglomerados nos pequenos espaços que os protegem da chuva. “Falta tudo, falta estrutura, falta materiais, falta mão de obra e medicamentos. Precisamos também pavimentar aquele abrigo, para evitar mais doenças que acabam matando alguns animais, em decorrência do ambiente”, acrescenta Vanessa.

Entrevistamos o vereador José Virtuozo da Silva Filho (SD). O parlamentar foi eleito após defender em sua campanha o direito dos animais, e cinco meses após tomar posse algumas pessoas afirmam que ele abandonou a causa animal. O vereador rebate as acusações. “O trabalho que a gente faz, qualquer um pode fazer, porque é trabalho social, lá é uma entidade privada de interesse pública, eu cuido de animais com câncer e atropelados, animais que vêm de áreas de risco. Mas muitas pessoas acham que eu sou um funcionário público e que sou obrigado a tirar os animais das ruas”, enfatiza o vereador.

Virtuoso reconhece que o abrigo precisa ser transferido para outro local, além das razões estruturais, porque também está próximo de casas e loteamentos. “Eu já fiz uma indicação, já conversei com o prefeito para que esse local seja na escola agrícola e que seja adequado para o abrigo de animais”, comenta.

O parlamentar rebate ainda sobre as acusações de abandono da causa animal e diz que já apresentou diversos projetos relacionados, como o de um posto de saúde veterinário público, destinado a pessoas de baixa renda que possuem animais, além de solicitar da gestão municipal um veículo que não esteja em uso para fazer o transporte dos animais para o abrigo.

Opinião

A iniciativa do abrigo ocorreu no ano de 2010 através do jovem Ricardo. Naquela época, aproximadamente 70 cães e gatos abandonados foram colocados em um sítio localizado nas imediações do Rei Pelé. Sete anos se passaram e uma associação foi criada para manter o abrigo, mas a ajuda do poder pública ainda é insuficiente, dependendo ainda de doações.

Chegou a ser dito no plenário da Câmara de Itabaiana, que cachorro não votava, o vereador Virtuozo provou que apesar deles não irem às urnas, possuem muita força na decisão de voto. Conclui-se que, apesar do parlamentar manter uma luta em prol dos animais, durante os primeiros meses de seu mandato pouco foi feito, e que ele acaba maquiando a realidade, para não mostrar o pouco interesse da gestão municipal em relação à causa. Virtuozo não pode ser crucificado pelo abandono de animais nas ruas e pela falta de estrutura do abrigo, mas Virtuozo deve aos itabaianenses a prioridade de seu mandato à causa animal, tendo que contrariar, se for preciso, até os aliados. E se dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem, é bom trata-lo como tal...


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.