Vanguardista das lutas sociais, Professor Dudu chega forte na disputa para deputado


30/09/2025 11:45

O cenário político para 2026 começou a se desenhar sob fortes expectativas na esquerda sergipana, especialmente na disputa por vagas na Assembleia Legislativa (Alese). Um dos principais nomes postos nesse ínterim é o do Professor Dudu (PT), hoje segundo suplente de deputado e pré-candidatíssimo ao mesmo cargo nas eleições que se aproximam.

Se em 2022 Dudu obteve 14.097 votos após um hiato de disputas eleitorais que durava quase 20 anos - a última vez que disputara uma eleição havia sido a prefeito de Estância em 2004 -, a expectativa é que o recall da votação do último pleito ganhe ainda mais "corpo" por fatores que elencaremos aqui.

O primeiro é o retorno da ex-deputada Ana Lúcia à tendência petista em que o professor milita. Liderança inconteste do grupo, Ana traz método e organização políticas, além de apelo popular para a candidatura. Na última eleição, ela apoiou uma candidatura coletiva e fez falta na campanha de Dudu.

O segundo é a unidade política de esquerda construída na cidade natal do professor: Estância. Recentemente, Dudu construiu uma unidade com o também petista, Professor Dominguinhos, e o agrupamento do psolista Márcio Souza em Estância, que em 2022 obteve 2.745 votos e dividiu o eleitorado de esquerda da Capital Brasileira do Barco de Fogo. Ambos trazem energia e conhecimento de bases necessárias para a busca ativa de votos na cidade.

O terceiro e -não menos importante- fator é a candidatura do Professor Iran Barbosa (PSOL) ao Senado Federal. Ao sair da disputa a deputado estadual e confirmar suas pretensões ao Senado, Iran abriu uma lacuna que deve e merece ser preenchida por Professor Dudu. Em 2022, a dupla somou 38.600 votos, sendo o mais bem votado Iran, com 24.503 votos. Mesmo bem votados, ambos perderam o pleito.

Agora, o petista parece ter “musculatura” suficiente para encarar a disputa e preencher a lacuna de representante dos trabalhadores na Alese.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.