Elber Batalha cobra exoneração de servidores após denúncia de cobrança ilegal para campanha


02/10/2025 17:25

O vereador Elber Batalha (PSB) criticou, nesta quinta-feira, 2, durante sessão na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a denúncia divulgada pela Folha de S.Paulo e pela página Fato Sergipe sobre um esquema na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), em que cargos comissionados estariam sendo pressionados a contribuir financeiramente para a candidatura do secretário da pasta, Thyago Silva.

 
Segundo a reportagem, uma funcionária comissionada no cargo de coordenadora-geral estaria pedindo dinheiro aos servidores por meio de um grupo de WhatsApp, prometendo administrar a conta e apresentar relatórios mensais, além de devolver os valores corrigidos caso a candidatura não se concretizasse.

 
Elber classificou o caso como “um absurdo na administração pública” e cobrou a imediata exoneração da servidora e do secretário envolvidos. Na tribuna, ele lembrou que, se um episódio semelhante tivesse ocorrido em gestões anteriores, a prefeita Emília Corrêa, então vereadora, teria reagido com indignação.

  
“Os cargos comissionados estão sendo extorquidos por um esquema montado dentro da Secretaria de Planejamento, a poucos metros do gabinete da prefeita. Esse secretário tem que ser exonerado e a servidora também”, afirmou.

 
O parlamentar também relacionou o caso às falhas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviada pela gestão à Câmara neste ano. Para ele, a equipe da prefeita estava mais preocupada em arrecadar dinheiro para campanhas do que em planejar a cidade. “Agora eu sei por que a LDO foi tão mal feita: estavam ocupados juntando dinheiro e vendo se o saldo ia dar para lançar candidatura”, ironizou.

 
Elber pediu a atenção da população com uma reflexão aos eleitores que apostaram na mudança representada por Emília. “A Emília de outrora não existe mais. Ali era um personagem criado para te enganar. As máscaras começam a cair muito antes do que a gente esperava”, finalizou. 

Fonte/Foto: Câmara Municipal de Aracaju


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.