Vereadora Thannata da Equoterapia sugere praças inclusivas com CAA e jardins sensoriais em Aracaju

Durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, a vereadora Thannata da Equoterapia propôs a implementação da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em praças e outros espaços públicos de Aracaju, tornando a cidade mais acessível e inclusiva.
Em diversas capitais do país, a CAA já vem sendo implantada em locais de grande circulação, como praças, shoppings e parques. A iniciativa ganhou força após a aprovação da Lei nº 15.249, que determina a inclusão da CAA nesses ambientes, garantindo o direito à comunicação para pessoas que enfrentam dificuldades na fala.
“A CAA é uma forma de comunicação voltada para pessoas que, por algum motivo, não conseguem se expressar verbalmente. Por meio de símbolos, figuras e recursos visuais, elas podem comunicar necessidades, emoções e informações essenciais. Isso garante inclusão, autonomia e dignidade”, destacou Thannata.
A vereadora ressaltou ainda sobre o processo de revitalização das praças de Aracaju, e sugeriu que a Prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, avalie a possibilidade de incluir a CAA nesses espaços.
Além da comunicação acessível, Thannata também defendeu a criação de jardins e painéis sensoriais, que promovam experiências multissensoriais e ofereçam um ambiente mais acolhedor e inclusivo para pessoas com deficiência.
“Incluir é garantir que cada cidadão possa participar e se comunicar, de forma digna e livre. Aracaju pode e deve ser referência em acessibilidade e inclusão”, concluiu.
Fonte: Câmara Municipal de Aracaju
Foto: Luanna Pinheiro
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.