Elber Batalha denuncia “farra de cargos comissionados” na Emsurb

Nessa quarta-feira, 26, o vereador e líder da oposição Elber Batalha (PSB) voltou a criticar a gestão da prefeita Emília Corrêa (PL), desta vez falando sobre a quantidade de cargos comissionados na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que passam de 800. O tema foi pauta de um vídeo denúncia em suas redes sociais no começo desta semana.
Elber começou o seu discurso informando os dados que divulgou nas redes e gerou burburinho, de que a Prefeitura de Aracaju ultrapassou, em setembro, a marca de 3 mil cargos comissionados, totalizando R$ 15 milhões em folha, mais que o dobro do valor criticado pela própria prefeita quando era vereadora. Na tribuna, ele detalhou os números de que apenas na Emsurb foram nomeados 538 comissionados, além de cerca de 200 servidores efetivos e 31 estagiários, somando quase 800 pessoas vinculadas ao órgão.
Para o parlamentar, a estrutura da empresa, limitada à sede administrativa, à gestão do Parque da Sementeira e a uma garagem, localizada na rua Acre, não justifica o número de funcionários. “Eu quero perguntar aos senhores, que empresa, seja ela pública ou privada, que tem uma estrutura mínima como essa, demanda oitocentos funcionários de uma gestão municipal?”, questionou.
O vereador afirmou ainda que muitos desses servidores não trabalham e anunciou que sua equipe de assessoria já prepara uma representação ao Ministério Público Estadual, pedindo uma nova operação nos moldes da antiga “Caça Fantasma”, realizada em gestões passadas. “A gente precisa fazer uma chamada lá, nome por nome, e perguntar: fulano tá onde? Veio trabalhar quando? Então é essa a noção que nós precisamos ter”, disse comentando que tudo isso é descabido, especialmente porque grande parte dos serviços da limpeza pública são terceirizados.
Fonte: Câmara Municipal de Aracaju
Foto: Luanna Pinheiro
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.