Gararu entra para história ao comemorar Réveillon com fogos sem estampidos

O município de Gararu inovou e entrou para a história não só do Alto Sertão, mas de Sergipe, ao celebrar o Réveillon 2025 com fogos sem estampidos. A medida foi amparada pela Lei Municipal 798/2025, que estabelece show pirotécnico com a ausência de ruídos durante qualquer celebração dentro da cidade.
O objeto da nova lei é proteger animais, crianças, idosos, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e todos aqueles que são sensíveis aos ruídos provocados por fogos tradicionais.
A partir da iniciativa, o município do Alto Sertão sergipano se tornou pioneiro na região em relação ao respeito e inclusão desses grupos que, historicamente, não recebem a atenção merecida.
Segundo a prefeita Zete de Janjão, a nova lei demonstra que é possível manter o espírito festivo sem abrir mão do respeito à vida e às pessoas mais vulneráveis.
"O barulho intenso, além de causar medo e sofrimento, pode provocar crises de ansiedade, desorientação e até acidentes. Iniciamos no Réveillon e pretendemos adotar fogos sem estampidos em todos os festejos da nossa cidade. Com esse projeto, damos mais um passo rumo a uma cidade mais humana e acolhedora", afirmou a prefeita.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.