Centro da Juventude sediará novo Polo de Tecnologia com cursos gratuitos e foco em empregabilidade moderna

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), irá ofertar mais de 15 cursos gratuitos nas áreas de Tecnologia, Comunicação e Gestão no Polo de Tecnologia, em fase final de implantação no Centro da Juventude, localizado na Praça da Juventude, no bairro Farolândia. Para concretizar esse movimento, a Fundat recebeu um lote com 50 microcomputadores completos — com monitor, gabinete, teclado e mouse — voltados para as atividades de qualificação que serão oferecidas no novo espaço.
A prefeita Emília Corrêa deve anunciar em breve a data de lançamento do polo, que nasce com foco na empregabilidade moderna e na ampliação do acesso da juventude à inovação. A proposta inclui novidades como Introdução à Inteligência Artificial, Manutenção e Formatação de Computadores, Marketing Digital, Oficina de Letramento Digital, Vídeo Maker e Social Media e Pacote Office Completo, por exemplo.
Para a presidente da Fundat, Melissa Rollemberg, a chegada das máquinas é um passo decisivo para que o polo entregue, na prática, a estrutura necessária para capacitar alunos desde os primeiros contatos com a tecnologia até trilhas mais avançadas.
“O polo de tecnologia, que vai estar lá na Praça da Juventude, vai atender pessoas que queiram entender desde o letramento, o início do caminhar com esse desenvolvimento tecnológico, até a programação. Teremos também conserto e manutenção de microcomputadores. Em conversa com empresários, sabemos que é uma necessidade real. Para isso, era necessário ter máquinas de última geração. E agora a Prefeitura de Aracaju oportunizou essas máquinas para o nosso povo. O polo fará jus ao que a gente tem de mais moderno e de mais próspero para Aracaju”, afirmou.
Projeto inovador
A diretora de Formação Profissional da Fundat (Dirfop), Ana Rita, reforça que o Polo de Tecnologia será um projeto inovador, com linguagem atual e alinhada às demandas do mercado, garantindo acesso gratuito a cursos para quem não dispõe de meios para investir em capacitações na área. Segundo ela, a proposta será estruturada em formação em trilhas, permitindo que o aluno avance por etapas, da base ao nível avançado.
“Eles vão partir da informática básica até o nível de se tornar um programador, passando por diversas qualificações. É uma formação em trilhas”, explicou.
A diretora destacou ainda que o portfólio está sendo atualizado para atender às novas demandas da sociedade e que o polo terá cursos que vão desde informática básica, redes e conectividade, formatação e manutenção de computadores, até conteúdos como Programação em Python, Inteligência Artificial e Análise de Dados e Business Intelligence.
No novo polo, serão contempladas também algumas subáreas. Em Suporte e Infraestrutura de TI, haverá cursos de Redes de Computadores, Segurança da Informação e Cloud Computing (AWS, Google Cloud e Azure). Em Programação e Desenvolvimento de Software, estão confirmados cursos de Lógica de Programação, Programação orientada a objetos e Desenvolvimento Web. E, por fim, em Design Digital e Produto, serão ofertados cursos de Design Gráfico e UI/UX, além de Web Design.
Além do eixo tecnológico, o Polo de Tecnologia também vai concentrar formações na área de gestão, negócios e empreendedorismo. Entre os cursos já confirmados está o de Gestão de Projetos com Metodologias Ágeis, ampliando as possibilidades de qualificação para diferentes perfis de alunos e objetivos profissionais.
Equipamentos de última geração
Sobre a chegada dos microcomputadores, o coordenador executivo de Tecnologia da Informação da Fundat, João Vitor, ressaltou que haverá um impacto direto da infraestrutura no aprendizado dos alunos. “No total, chegaram 50 equipamentos: microcomputadores completos com monitor, gabinete, teclado e mouse, já com o kit totalmente funcional para os nossos alunos se qualificarem da melhor forma”, explicou.
Segundo ele, os computadores chegam com configuração voltada para desempenho e fluidez em sala de aula. “São equipamentos bem tecnológicos: Intel Core i5 de 14ª geração, 16 GB de memória DDR4, SSD de 240 GB e monitor de 24 polegadas Full HD”, afirmou.
De acordo com a coordenação de TI, a entrega destes equipamentos contempla o Polo de Tecnologia, mas há planejamento para reforçar a estrutura também em outras unidades e ampliar a rede. “Temos previsão de estruturar mais algumas Unidades de Qualificação Profissional e abrir novas unidades. Vamos atualizando e comprando novas máquinas para atualizar os parques das UQPs existentes e das novas que vamos montar”, destacou João Vitor.
Atualmente, a Fundat já conta com suporte tecnológico nas UQPs da Coroa do Meio, do Mosqueiro, do Santos Dumont e do Santa Maria. Com a chegada dos novos equipamentos, a Fundat reforça a estratégia de preparar alunos para um mercado cada vez mais digital, conectando formação, infraestrutura e oportunidades, com foco na juventude e no acesso à inovação.
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Foto: Ascom Fundat
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.