Valmir de Francisquinho conquista elegibilidade e pode disputar eleições

Em decisão de plantão nesta sexta-feira (30), o Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Luis Felipe Salomão, concedeu liminar favorável ao prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, suspendendo os efeitos da condenação que o tornava inelegível. A medida devolve ao gestor o pleno exercício de seus direitos políticos e redesenha completamente o tabuleiro da disputa eleitoral no estado.
Na decisão, o ministro destacou que o juízo de primeiro grau julgou a ação improcedente, ao entender que não houve dolo, elemento essencial para a configuração do ato de improbidade.
Além disso, Salomão ressaltou a urgência eleitoral, enfatizando que a manutenção da condenação, sem uma análise definitiva da Corte Superior, poderia causar dano irreparável ao direito de candidatura do gestor.
Com a reviravolta política, o jogo parece ter virado para o agrupamento de oposição em Sergipe, causando um forte impacto nas estratégias e colocando Valmir no páreo de uma possível disputa ao Governo do Estado.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.