“Maria é a líder. Liderança a gente não compra no mercadinho”, afirma João Cândido
Parlamentar analisou a situação política de Itabaiana durante entrevista na Educadora AM.
Aliado do grupo “Teles de Mendonça” desde o ano de 2004, o vereador João Cândido Sobrinho (PSB), disse durante entrevista ao programa Jornal da Tarde, da Educadora de Frei Paulo AM, que seu grupo é liderado por Maria Mendonça (PP) e defende o debate para a definição de candidatos nos próximos pleitos.
De acordo com o parlamentar, após a morte de Chico de Miguel o grupo tem sido liderado por Maria. “É uma questão natural, liderança a gente não compra num mercadinho, a gente não compra em uma farmácia. A liderança ela tem que ser conquistada”, enfatiza.
Para Cândido, caso alguém queira lançar uma candidatura dentro do grupo Teles de Mendonça é preciso discutir. “Politica é grupo, eu só aprovo aquilo que tenha sido discutido com o grupo, e quem é o grupo Teles de Mendonça? A família, Maria, Zé Teles, Carminha, a vice, o prefeito Valmir, os vereadores que fazem parte da bancada, as lideranças comunitárias. Então, quem quiser lançar candidatura tem que discutir com o grupo, se não for assim naufraga”, analisa o vereador.
Segundo o vereador, uma candidatura não pode ser imposta. “Ai eu volto a dizer, não é as ditaduras de Stalin, Napoleão, Hitler, Mussolini, que quiserem ser todo poderoso e não é, porque o povo quando abre os olhos e tem sua consciência sabe que não é feito dessa maneira, então eu acredito sempre em grupo. Faço parte desse grupo e na hora certa, que será no próximo ano, isso se define discutindo com o grupo”, acrescenta.
Sobre as desavenças pessoais com Valmir de Francisquinho, ele reconhece que existem, mas que não interferem diretamente na questão politica. Para ele, amizade é diferente de política “Elas não atingem o núcleo principal que é o fortalecimento do grupo Teles de Mendonça. Com Valmir é uma questão pessoal, mas não interfere em continuar no grupo e defender o desenvolvimento de Itabaiana, eu digo sempre que sou Teles de Mendonça, então se comenta muito, ah Valmir está brigado, se existe essa briga, ela não trespassa para a questão política, pois o coletivo tem que ser superior”, opina.
Carreira política de João Cândido Sobrinho (PSB)
O vereador João Cândido (PSB) iniciou a carreira no Partido dos Trabalhadores (PT), o qual se filiou em 1987. Um ano depois disputou a eleição como candidato a vereador, obtendo 40 votos, em uma coligação que teve como candidato Alcino Filho.
Em 1992, João Cândido lançou-se candidato a prefeito, tendo como vice Gilmar Passos, e obteve 567 votos. No pleito seguinte, em 1996, voltou a disputar o parlamento, desta feita o PT aliado do PMDB, e ele chegou a ser eleito.
Em 2000, dos 17 eleitos a época, Cândido foi o 13º, mas o PT havia rompido com o PMDB e lançado Olivier Chagas a prefeito, mas o mesmo desistiu no dia da convenção e se lançou candidato a vereador, e ambos os petistas perderam por falta de legenda. Após aquele pleito, os Petistas de Itabaiana pediram a saída de Cândido, alegando uma possível simpatia com os Teles de Mendonça.
João Cândido retornou à Câmara em 2004, aliado do grupo Teles de Mendonça, sendo reeleito em 2008, 2012 e 2016, totalizando cinco mandatos.
- O Jornal da Tarde é um programa jornalístico da Educadora de Frei Paulo AM, apresentado por Cícero Dias e Aparecido Santana, que vai ao ar das 16 às 18h, e geralmente na última hora de programa acontece entrevistas com políticos da região.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.