Exclusivo: Lula desiste de presidir o PT e Márcio Macedo é o favorito

Ex-presidente informou sua decisão a cúpula do partido na noite desta quinta.


23/03/2017 21:43

Por SergipeNet, da redação. 

Depois de se reunir com pessoas próximas e avaliar os impactos jurídicos e políticos da sua volta ao comando do partido, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva acabou desistindo de presidir o Partido dos Trabalhadores (PT). Pesou para este gesto as incursões da Ministério Público Federal e Justiça Federal que o tornaram réu em ações em que é alvo de cinco denúncias: duas da Lava Jato, no Paraná, sob tutela do juiz Moro, uma na Operação Zelotes, uma na Operação Janus e uma no âmbito da Lava Jato, em Brasília.

Com recuo de Lula, a disputa pela presidência do PT deve ficar polarizada entre a corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), maior força interna do partido, e um conjunto de outras forças que apoiam o senador pelo Rio de Janeiro, Lindbergh Farias. Pela CNB, o nome mais forte até o momento é o do tesoureiro nacional do PT, Márcio Macedo, mas o nome do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha pode vir a ser consensuado no campo majoritário.

A avaliação foi de que Padilha teria maior musculatura para enfrentar a candidatura do senador Lindbergh Farias (RJ). A eleição do novo presidente do PT deve ocorrer em junho durante o 6° Congresso do partido.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.