Ceasa/Itabaiana: população e autoridades enaltecem a luta de Luciano Bispo

Ordem de Serviço para iniciar a construção deverá ser assinada em agosto, oportunizando geração de emprego no município.


05/07/2017 07:49

Deputado fala sobre sua luta em prol da construção da Ceasa em benefício aos
itabaianenses (Foto: Jadilson Simões)

Mesmo o governador Jackson Barreto (PMDB), tendo adiado para agosto a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras da Central de Abastecimento (Ceasa) de Itabaiana [aconteceria na manhã desta terça-feira, 4], autoridades e a população compareceram ao local da obra para agradecer ao Governo e especialmente ao presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (PMDB), por iniciar toda a luta em prol do empreendimento, ainda no Governo Marcelo Déda (PT).

Na oportunidade, o deputado Luciano Bispo (que é filho de Itabaiana), explicou como o seu sonho começou a se tornar realidade para os moradores do município e de regiões vizinhas.

“Essa luta começou com Marcelo Déda no Governo. Nós tínhamos uma emenda parlamentar em Brasília e ele pediu que eu o cedesse. Eu disse que cederia, mas que arranjaria outra para a Ceasa de Itabaiana e assim, no Proinveste foram alocados os recursos para a realização dessa grande obra, na ordem de 30 milhões de reais e que vai gerar muito emprego para o nosso povo”, relembra.

Sobre o adiamento da assinatura, o presidente da Alese lembrou uma passagem da Bíblia em que tudo tem o tempo certo para acontecer.

“Aconteceu esse fato que ninguém esperava e todos nós ficamos indignados. O governador disse estar sem clima para vir à Itabaiana num momento em que se mostra uma insegurança dessa e teve que adiar a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção dessa obra grandiosa que é a Ceasa de Itabaiana. É um sonho a ser realizado. Eu almejo isso há mais de dez anos. Nosso povo tem um perfil agrícola, é muito ligado à agroindústria e irá tirar muito proveito dessa obra. Como diz na Bíblia, tudo tem seu dia, seu tempo. Na hora certa iremos inaugurar, se Deus quiser”, enfatiza Luciano Bispo.

Vereadores
Entre as autoridades presentes ao local (bairro Sítio Porto), vereadores de Itabaiana. Todos agradecidos ao governador Jackson Barreto e ao deputado Luciano Bispo. Para a vereadora Ivoni Andrade (PMDB), a construção da Ceasa de Itabaiana é mesmo um sonho a ser realizado pela população.

“Aqui estaremos realizando o sonho desse povo empreendedor. Esse Centro de Abastecimento será um dos maiores de Sergipe e Itabaiana agradece ao governador Jackson Barreto por esta grande obra e ao presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, que sempre luta para as melhores coisas acontecerem no nosso município; essa é uma das coisas que estão acontecendo a exemplo do Ginásio de Esportes, da rodovia que liga Itabaiana a Itaporanga D’Ajuda, tudo funcionando graças ao governador e a Luciano Bispo ao povo itabaianense”, ressalta Ivoni Andrade.

O vereador Paulo Messias Santos, o Escovinha (PMDB), destacou a força de Luciano Bispo para que a construção da Ceasa seja uma realidade. “O povo de Itabaiana sabe do interesse do nosso deputado Luciano Bispo para a realização dessa obra, que já vem sendo cobrada há muitos anos, desde a gestão do inesquecível governador Marcelo Déda e em breve voltaremos aqui para dar o pontapé a essa grande obra que só vai beneficiar o nosso povo”, afirma.

O vereador Sinvaldo Góes, o Cabeça de Porco (PMDB), também destacou a importância da Central de Abastecimento. “Essa obra é grandiosa, muito importante para o comércio de frutas e legumes, vai desafogar o trânsito e é o pensamento do presidente da Assembleia, trazer o desenvolvimento para Itabaiana junto com o governador do Estado. O povo só tem a agradecer”, completa.

Para o vereador Gustavo Bispo (PMDB), “o governador do Estado juntamente com o presidente da Assembleia, Luciano Bispo, tiveram essa grande ideia de trazer essa obra para o nosso município. Um empreendimento como esse é fator decisivo para Itabaiana, município que tem a fama de trazer inovações e qualidade de vida para todo o seu povo e uma Ceasa sendo implementada aqui no município trará um grande desenvolvimento não só para Itabaiana, mas para os municípios circunvizinhos. Nós estamos no centro do Estado, nada mais justo que aqui tenhamos um Centro de Distribuição de Horifruti-granjeiros, que atenderá não só aos anseios do município, mas de todo Estado de Sergipe e poderemos fazer parcerias diversas, inclusive com o interior da Bahia que tem seus produtos comercializados aqui em Itabaiana; além de oportunizar vários empregos. Só temos a agradecer ao governador e ao deputado Luciano Bispo por esse pensar no futuro”.

População
A alegria nos rostos das pessoas na área em que será erguida a Ceasa, era visível na manhã desta terça-feira. “Ninguém pode imaginar a nossa alegria, principalmente de quem está desempregado e está vendo nessa obra, uma grande oportunidade de emprego. Trabalhei como ajudante de pedreiro na obra do ginásio e estou com muita fé de arrumar um empreguinho aqui, pois estou parado. Com a chegada da Ceasa vai ter emprego na obra e depois de construído, pra quem for trabalhar lá dentro”, comemora Cosme Francisco de Jesus.

“A Ceasa vai ser uma bênção para Itabaiana para empregar as pessoas. Aqui vai gerar mais de 400 empregos: pedreiros, carpinteiros, ajudantes de pedreiros, armador. É uma obra muito boa para Itabaiana que é uma cidade agrícola, é fundamental porque vai enriquecer nossa cidade e vinha sendo pedida por Luciano Bispo há muito tempo. Infelizmente muita gente torce para quanto pior melhor, mas não pode, a gente tem que lutar pelo progresso para Itabaiana”, enfatiza José Wilson de Menezes.

“Eu moro nas Queimadas, mas vim acompanhar a solenidade porque para os moradores de Itabaiana a chegada da Ceasa é motivo de muita alegria. Pra gente que tem marido e filhos desempregados, junto com essa obra vem a esperança de dias melhores para o povo de Itabaiana”, complementa Luciene da Cruz Siqueira.

Doação
O comerciante e ex-vereador João Alves dos Santos, conhecido como João Patola, contou que resolveu procurar o deputado Luciano Bispo e o governador Jackson Barreto para fazer a doação da área em que será construída a Ceasa de Itabaiana.

“Toda essa área era do meu pai e hoje são dos herdeiros e em combinação com meus irmãos, resolvemos doar ao Governo. São seis anos de luta. Os acertos para a construção da Ceasa foram feitos na administração de Luciano Bispo. Foi quando houve a mudança de poder e a atual administração não levou adiante, mas Luciano nunca deixou de lutar. Uma das coisas importantes dessa obra, é que os carros pesados, carregados com os produtos vêm pela BR-235 e não precisam entrar na cidade. Nós somos cercados por 14 municípios vizinhos e com a duplicação da BR-235, vamos ter um congraçamento com municípios como Juazeiro (Ba) e outros, o que trará um maior desenvolvimento. Nós só temos a agradecer ao governador e a Luciano, que não deixa de lutar pelo nosso povo”, destaca.

Seinfra
Na ocasião, o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, ressaltou que o Governo sabe da força de trabalho dos itabaianenses. “Sabemos da capacidade do povo de Itabaiana e é mais do que justo uma obra desse porte. O Governo do Estado aproveitando a força do trabalho, essa abnegação do povo de Itabaiana, traz os investimentos a exemplo do segundo maior ginásio do Estado, esgotamento sanitário, uma grande rodovia ligando a BR-235 à BR-101 e agora a Ceasa de Itabaiana, cuja obra está orçada em mais de 30 milhões de reais, prevista para ser concluída em 2 anos, mas queremos antecipar esse prazo e temos certeza que em breve estaremos aqui inaugurando”, acredita.

Cancelamento
O governador Jackson Barreto divulgou uma nota pública comunicando a suspensão do lançamento da obra da Ceasa de Itabaiana devido a um crime ocorrido dentro do Hospital Garcia Moreno, no município. “Estou indignado com o ocorrido e determinei ao secretário de Segurança Pública, João Eloy, que não poupe esforços para capturar os envolvidos nesse crime que chocou a sociedade Itabaianense”, diz.

Da Agência de notícias Alese

 

 


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.