Formatação de futuro consórcio de municípios é discutida no Tribunal de Contas

O encontro foi idealizado pelo prefeito de Amparo de São Francisco, Franklin Freire, que representa o grupo de prefeitos.


25/07/2017 14:18

A experiência do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul) nas compras compartilhadas de bens, materiais e serviços para diversos municípios foi apresentada no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) na tarde desta segunda-feira, 24, em reunião que teve à frente o conselheiro-presidente Clóvis Barbosa de Melo.

O encontro foi idealizado pelo prefeito de Amparo de São Francisco, Franklin Freire, que representa o grupo de prefeitos que está criando o Consórcio Intermunicipal do Vale dos São Francisco (Conivales), do qual 13 municípios sergipanos deverão participar como consorciados, além de outros 13 convenentes e mais 12 que demonstraram intenção em aderir.

"Queremos criar um mecanismo de Resolução junto ao Tribunal de Contas e assim desenvolver a primeira ata de compras compartilhadas do Conivales", explicou o prefeito, acrescentando que o primeiro foco estará na compra de medicamentos.

Já a controladora do consórcio alagoano, Rita Barreto, explicou que a atuação do Conisul tem beneficiado os 42 municípios vinculados (são 14 consorciados e 28 convenentes) com preços mais acessíveis em compras de produtos e serviços nas áreas da saúde, medicamentos, iluminação pública, materiais de informática e resíduos sólidos.

“O consórcio intermunicipal é um mecanismo moderno encontrado pelos municípios para garantir a aquisição de produtos e serviços com preço mais em conta, com mais transparência nas ações e maior eficácia no acompanhamento das aquisições”, disse o presidente do TCE, Clóvis Barbosa, adiantando que o Tribunal tem intenção de regulamentar a matéria através de uma resolução.

Em meio aos demais presentes na reunião estavam ainda o prefeito de Cedro de São João, Neudo Alves; de Tomar do Geru, Pedrinho de Balbino; de Propriá, Iokanaan Santana; e de Cristinápolis, João Dantas dos Santos.

No começo de agosto, os prefeitos sergipanos deverão se reunir em assembleia para aprovar o estatuto e eleger a diretoria do Conivales. O presidente será um dos prefeitos, sendo que Franklin Freire é o mais cotado para o cargo. “Queremos manter essa parceria com o Tribunal de Contas, que dá credibilidade ao consórcio, inclusive perante os futuros fornecedores”, anunciou.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.

PREFEITURA DE ESTANCIA