Velho Chico moribundo

O Velho Chico não é mais aquele caudaloso rio que empurrava...


27/03/2017 20:30

O Velho Chico não é mais aquele caudaloso rio que empurrava furiosamente o Oceano Atlântico, espalhando suas águas barrentas por quilômetros mar adentro. Represado para garantir a produção de energia elétrica e seriamente assoreado, em alguns trechos o São Francisco já não assusta ninguém. O quadro é tão grave que na divisa de Sergipe e Alagoas o mar o invade quilômetros adentro. Em alguns trechos, é possível atravessá-lo montado num cavalo. Esta situação pode se agravar ainda mais, pois a Chesf deve reduzir novamente a vazão, que já está em 700 metros cúbicos por segundo, a menor da história. Lamentavelmente, se continuarem tratando desta forma o moribundo Rio da Integração Nacional, quando o governo concluir as obras de transposição, não haverá água suficiente em seu leito para abastecer os enormes e longos canais. Lastimável!

Greves no fim

Os médicos da Prefeitura de Aracaju e os professores da rede estadual podem retornar ao trabalho esta semana. Os primeiros devem se reunir com o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) visando discutir uma pauta para justificar o fim da greve, que já dura mais de dois meses. Não querem voltar ao batente de mãos abanando. Por sua vez, os educadores, parados em protesto contra a reforma da Previdência, fazem assembleia hoje e podem suspender o movimento, mantendo a categoria em estado de greve. Melhor assim!

Bem na fita

O governador Jackson Barreto (PMDB) sanciona nesta segunda-feira, uma Lei reenquadrando salarialmente os radialistas das rádios e TV Aperipê. A medida recebeu todos os aplausos dos comunicadores. O presidente do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral, festeja o fato de a Lei beneficiar mais de 50 profissionais que trabalham nas três emissoras do governo. Legal!

Intolerância

O volume de denúncias contra a intolerância religiosa cresceu 626% no ano passado, ante 2015. Também aumentou o número de queixas sobre atos violentos contra comunidades ciganas, quilombolas, indígenas e os professantes das religiões e cultos de matriz africana. Há indicativo que algumas igrejas neopentecostais estão pregando o ódio, inclusive na internet. Misericórdia!

Queixa aliada

E o deputado federal Fábio Reis (PMDB) não esconde a insatisfação com o governador Jackson Barreto (PMDB): “Não pega bem quando se faz política desprestigiando os amigos para acomodar adversários no governo”, se queixou.  O pai de Fábio, Jerônimo Reis, é mais moderado: “Não vamos nos afastar politicamente do governador”, promete o líder lagartense. Os Reis estão incomodados desde que JB lhes entregou a Fundação Hospitalar da Saúde completamente esvaziada. Aff Maria!

Água do mar

A escassez de água provocada pela seca no Nordeste despertou o interesse de empresas e governos para a dessalinização da água do mar. Segundo Francisco Vieira Paiva, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, países com regiões climáticas parecidas com as do Nordeste têm experimentado essa tecnologia visando minimizar o impacto às populações. Nem todo mundo sabe, mas a usina termelétrica a ser implantada em Sergipe vai utilizar em seus processos água do mar dessalinizada.

Amigos da onça

O pastor evangélico Daniel Fortes (PTC) não esconde a mágoa com uns falsos amigos: “No curto período em que estive deputado estadual, meus twitter, WhatsApp e e-mail não paravam de receber mensagens. Bastou eu deixar a Assembleia para quase ninguém mais me procurar pelas redes sociais”, reclama. É pastor, rei morto, rei posto. Crendeuspai!

Estreia na TV

E quem inaugurou nesta segunda-feira, programa na TV Atalaia, canal 8, foi o ex-prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT). Batizado de “Balanço Geral, manhã”, o programa é um misto de fatos policiais, cotidiano e, claro, atendimento às queixas do povão. Fábio Henrique deixou a rádio Atalaia em 2008, quando se elegeu prefeito de Socorro, após ter sido o vereador mais votado de Aracaju.

Impasse

As empresas de ônibus de Aracaju reivindicam do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) um bom reajuste para o preço da tarifa. Por outro lado, os usuários do sistema de transporte coletivo exigem que as latas velhas sejam substituídas por ônibus confortáveis e seguros. Que dilema para o comunista, hein?

Coração de mãe

Ferido a bala, um catingueiro do interior baiano desembarcou na porta do Hospital de Urgência de Sergipe e perguntou: “Esse é o HUSE tão falado?”. Resposta do motorista da ambulância: “É ele mesmo. Use a abuse que eu já estou indo embora”. Cruz credo!

Resumo dos jornais

Recorte de jornal


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.

PREFEITURA DE ESTANCIA