Relator dos processos de deputados sergipanos, Luiz Fux toma posse na presidência do TSE
Fux ocupará a vaga deixada pelo ministro Gilmar Mendes, que completa o período máximo de dois anos no cargo.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, toma posse hoje (6) no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia está prevista para as 19h e deverá contar com a presença do presidente Michel Temer e de autoridades do Legislativo e do Judiciário.
Condenados por crime eleitoral no caso das verbas de subvenções, em 2015, nove deputados sergipanos ainda não foram julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os processos encontram-se conclusos no gabinete do Ministro Luiz Fux, relator do processo, desde de 2016, mas ainda não entrou em pauta no tribunal. Com ele assumindo a presidência está previsto o julgamento para este mês.
A vice-presidência será ocupada pela ministra Rosa Weber, que presidirá as eleições de outubro. No dia 15 de agosto, Fux também completará o segundo biênio e deverá deixar o tribunal.
Luiz Fux nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele foi o primeiro ministro do STF indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff.
O TSE é composto por sete ministros. A presidência é ocupada por ordem de antiguidade entre os três ministros do STF que também compõem o tribunal eleitoral. Dois ministros oriundos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia completam a composição do TSE.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.