Matadouros irregulares são interditados em Sergipe
Foram encontradas diversas irregularidades sanitárias durante fiscalização.
Dois abatedouros irregulares que funcionavam no interior de Sergipe foram interditados durante o final de semana. A interdição foi realizada pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que percorre municípios para promover ações em defesa do Rio São Francisco.
No matadouro, sem licença ambiental, localizado em uma área urbana na cidade de Muribeca os técnicos da FPI flagraram quatro bois sendo abatidos com condições sanitárias precárias. Também foi constatada a ausência de um médico veterinário para acompanhar todo o processo de abate. Cerca de 20 funcionários que trabalhavam no local relataram que aproximadamente 120 bois eram executados por semana e que a carne abastecia o comércio e os restaurantes da região. Além disso, os resíduos sólidos e líquidos eram despejados sem qualquer tratamento em uma lagoa próximo ao matadouro atraindo diversas aves.
No abatedouro clandestino de Nossa Senhora das Dores, os técnicos do FPI apuraram que 80% da carne produzida era comercializada em diversos municípios da região, o que elevava o risco de doenças para a população em decorrência do consumo da carne.
A FPI encontrou diversas irregularidades como ausência de licença ambiental, de responsável técnico (ART), e de equipamentos adequados para o abate de bovinos. O descarte dos resíduos sólidos e líquidos também era feito em desacordo com as leis vigentes.
Em ambos os casos, técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) também aplicaram multa que vai ter seu valor estipulado após os desdobramentos.
A prefeitura de Nossa Senhora das Dores informou que tomará as medidas necessárias para reabrir o matadouro. A prefeitura de Muribeca ainda não prestou esclarecimentos sobre a interdição.
Fonte: G1-SE.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.