Por maioria, TRE decide pela cassação da chapa Belivaldo-Eliane


19/08/2019 17:24

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) condenou nesta segunda-feira (19), por  votos 6 a 1, o governador Belivaldo Chagas (PSD) e a vice Eliane Aquino (PT) por abuso de poder econômico na campanha de 2018. 

Belivaldo teria se utilizado da máquina estatal em benefício de sua reeleição em 2018, valendo-se do programa assistencial “Mão Amiga”, de assinaturas em excesso de ordens de serviço no período próximo ao início da campanha eleitoral; da antecipação de parte do 13º salário dos servidores públicos do Estado no mesmo período; da redução do valor do gás de cozinha e da flexibilização nas condições de pagamento para os contribuintes com pendências no Fisco Estadual (ICMS, IPVA).

Belivaldo ficará inelegível por 8 anos. Em relação a vice-governadora, o relator entendeu que a sanção de inelegibilidade não deveria ser aplicada pela falta de demonstração, nos autos, da sua participação em nenhum dos atos caracterizadores do abuso de poder político

O governador e a vice recorrerão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, até decisão da instância superior, poderão continuar nos cargos.

 


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.