EXCLUSIVA: Prefeito de Aquidabã articula primeira derrota de Fábio na ALESE

A informação exclusiva obtida pelo PolíticadeFato traz uma constatação sobre o principal desafio de Mitidieri: Administrar os interesses de sua base aliada frente a vontade de fazer uma gestão inovadora e resolutiva


29/11/2022 20:08

por Daniel Rezende

Se engana quem pensa que a política sergipana arrefeceu e que todos já estão no aguardo das festas de fim de ano, assim como se enganam aqueles que pensam que a única preocupação do governador eleito, Fábio Mitidieri (PSD), é montar a sua equipe. Antes de assumir, Fábio tem pela frente um teste de capacidade de articulação e de acomodação de interesses e tem contado com um adversário inusitado: o seu próprio aliado, o prefeito de Aquidabã, Dr. Mário Lucena (Republicanos).

Para entender melhor o caso é preciso explicar que Fábio tem feito sucessivas visitas aos deputados estaduais da atual Legislatura para tentar emplacar a diminuição do percentual do valor das suas emendas individuais impositivas. Essa diminuição significa mais dinheiro em caixa para o futuro governador e menos recursos para os deputados.

Porém, esse movimento precisa ser combinado não apenas com a atual Legislatura, mas com a próxima também, já que a diminuição gera impacto no valor que os futuros deputados teriam direito em seus mandatos. 

O que surpreende é que a articulação pela manutenção do atual percentual de 1% tem adesões e engajamento dos deputados que foram eleitos na base do governador eleito e, dentre esses, aparece o nome do atual prefeito de Aquidabã, que apesar de não ser parlamentar eleito, elegeu a esposa, Lidiane Lucena (Republicanos), como a segunda mais votada no estado. Mário tem participado das mesas de negociação que trabalham pela derrubada da emenda constitucional que garantiria a Fábio maior fôlego orçamentário. 

O prefeito de Aquidabã se mostrou, durante a campanha, um político ambicioso e com alta capacidade de articulação, e mesmo com o fim da eleição não se retirou do cenário político, o que evidencia que de fato a cadeira da deputada eleita, Lidiane Lucena, é na verdade do seu marido.

A informação exclusiva obtida pelo PolíticadeFato traz uma constatação sobre o principal desafio de Mitidieri: Administrar os interesses de sua base aliada frente a vontade de fazer uma gestão inovadora e resolutiva. Mário e outros atores do parlamento estadual podem estar articulando a sua primeira derrota, antes mesmo de sentar na cadeira do governador.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.