Diplomado e com contas aprovadas, João Daniel chega a 3o mandato sob forte representatividade
Como poucos, Daniel constrói alianças políticas sólidas com lideranças populares em praticamente todos os municípios sergipanos
por Daniel Rezende
Encaminhando-se para o terceiro mandato como representante de Sergipe na Câmara Federal, o deputado federal João Daniel (PT-SE) vive um momento político de destaque no cenário sergipano e nacional. Eleito com 68.969 votos (Mais de 9 mil em relação ao pleito anterior), o sergipano teve suas contas de campanha aprovadas na última semana e a diplomação do mandato confirmada na segunda-feira, 19.
O petista hoje é um dos nomes de maior destaque do seu partido e do Estado de Sergipe em Brasília. É dele a única presidência de um sergipano em comissões da Câmara: A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (CINDRA). Também é dele a função de representar os movimentos sociais e sindicais de Sergipe, tendo em vista que foi o único deputado legitimamente de esquerda eleito neste ano.
O crescimento político, visível no aumento da sua votação a cada quatro anos, não é em vão. Como poucos, Daniel constrói alianças políticas sólidas com lideranças populares em praticamente todos os municípios sergipanos. A presença constante nos territórios mais distantes do conforto do seu escritório em Aracaju também fazem a diferença.
João foi o único parlamentar de Sergipe que não aceitou e não teve acesso às verbas de emendas do relator, o tal “Orçamento Secreto”, que deu larga vantagem milionária a seus adversários ao cargo de deputado federal no último pleito.
Todos esses fatores, somado à defesa intransigente da classe trabalhadora, dão a João Daniel uma vantagem que nenhum outro político sergipano possui.
Dito isso, é preciso lembrar que o único petista eleito em Sergipe sobreviveu a cerca de sete anos de governos que destituíram as principais conquistas da Era Lula-Dilma. Nesse período, JD trabalhou como um opositor ferrenho e foi de extrema relevância para barrar as mais variadas tentativas de destruição de direitos do povo brasileiro.
A expectativa é que o novo mandato seja ainda mais forte em termos de representatividade de João Daniel para Sergipe. Aliado de primeira hora do presidente Lula, João terá a oportunidade de construir um projeto de Sergipe que pode e deve alçar vôos cada vez mais altos a partir dessa parceria.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.