Vereador se irrita com colega: “Como concluir com um 'bulldog' no ouvido?”


15/03/2023 12:40

da Redação Política de Fato

Canindé de São Francisco, no Sertão, está em fervorosa há algumas semanas. Reviravoltas políticas, afastamento e reintegração do prefeito, entre outros sucessivos episódios que têm ganhado repercussão estadual. O clima não poderia ser diferente na Câmara de Vereadores do município. Durante a sessão da última terça-feira, 14, os vereadores Valker Araras (PSD) e Caloi (PT) trocaram farpas, proporcionando um estremecimento entre os parlamentares com o presidente da Câmara, Juarez de Vavá (PSD). 

Ao comentar a fala do vereador Wilton (PSD), e fazendo duras críticas à gestão do prefeito Weldo Mariano (PT), Valker foi interrompido pelo Vereador Caloi, o qual alegou que o peesedista estaria desrespeitando o regimento da Casa. Incomodado com a interrupção, o Vereador Valker demonstrou irritação. 

"Você falou aí, Caloi, oito horas, o cara [presidente da Câmara) tentou falar e você 'zoadando'. Então quem ‘tá’ falando aqui sou eu e quem manda não é você não, é o presidente", disse Valker, continuando a ser interrompido pelo petista. "Você não é nem presidente, 'fera', você não é o presidente não", finalizou.

Tentando pôr panos quentes, Juarez pediu para Valker concluir o comentário. O parlamentar seguiu o discurso com tom oposicionista: "Quando se fala a verdade, a galera que tem 300 cargos, carro alugado, fica azoada. Tá entendendo? Ficam se mordendo. Mas a verdade dói", seguiu o vereador. 

Alertado mais uma vez pelo presidente Juarez, que vinha sendo pressionado por Caloi, Valker se irritou e elevou o tom: "Ele [Caloi] ficou uma hora, você [Juarez] falou três vezes e quer dizer que ele manda, é?", questionou o vereador do PSD, apontando o microfone para Caloi e sugerindo que o petista que deveria tomar o espaço do microfone. 

Com o clima tenso, a sessão prosseguiu, mas as farpas não cessaram. Ainda dirigindo reclamações ao presidente, Caloi mais uma vez alertou Juarez: "O regimento não será cumprido? Será possível, senhor presidente?". Em resposta, Valker foi sarcástico: "Agora deu a febre. Papoque, vereador! Eu vou terminar de falar, você não é o vereador do povo? Que tem a palavra do povo? Deixe o cara falar, rapaz!", questionou Valker enquanto era orientado por Juarez para concluir a sua fala. 

A discussão não parou por aí. Ao tentar finalizar a fala e ser retrucado, mais uma vez, por Caloi, Valker usou palavras mais fortes e comparou o colega vereador a um cachorro da raça bulldog. "Como é que eu vou concluir com um 'bulldog' no ouvido?". 

As farpas não cessaram e o clima entre os dois vereadores continuou quente até o final da sessão, mostrando que o cenário político em Canindé de São Francisco está longe de atingir a normalidade.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.