Aliança Serginho e Chico atravessa década e se consolida projeto político mais forte do Sertão


24/03/2023 14:57

por Daniel Rezende

Em 2011, quando as primeiras notícias veiculadas sobre um suposto apoio de Sérgio Oliveira (PSD), o “Serginho”, à candidatura a prefeito de Chico do Correio (PT), chegaram à população, logo o tom de surpresa e de incredulidade tomou o povo gloriense. Era a aliança menos esperada na história recente do município de Nossa Senhora da Glória, com dois antagônicos se preparando para uma unidade que viria a se consolidar como o projeto político mais forte do Alto Sertão de Sergipe.

Dessa aliança, até então inesperada, Chico do Correio foi eleito duas vezes prefeito e pela primeira vez deputado estadual, além de uma eleição tranquila que consolidou o retorno de Luana Oliveira (PSD) ao comando da Capital do Sertão.

No ano em que se concretizou a unidade, Chico “cansou” para vencer Jairo Santana (À época no PTB). Aproximadamente 400 votos de diferença contra Jairo avalizaram a aliança e deram ao funcionário dos Correios a chance de gerir Glória pela primeira vez.

No intercurso dos últimos 12 anos, muitos foram os episódios em que auxiliares, principalmente ligados a Chico, apostaram no início de um desgaste que culminaria em rompimento. Mas é facilmente apostável que os dois protagonistas dessa aliança deram muitas risadas de comentários dessa natureza ao longo do tempo. A verdade é que entre eles nunca se cogitou um rompimento, pois os dois perceberam que, juntos, conseguem chegar tão longe quanto jamais alguém esteve na política de Nossa Senhora da Glória.

Oportunidades para esse desgaste não faltaram. Apenas em 2018, apoiando Belivaldo Chagas (PSD), Chico e Sérgio caminharam juntos em uma eleição para Governo de Sergipe. Nas demais houve distanciamento momentâneo de ambos, inclusive em 2022, quando Chico se candidatou a deputado estadual e uma parcela da população afirmou que o apoio dos Oliveiras à sua candidatura não seria incondicional. Veio o pleito e, mesmo em lados opostos na disputa estadual, Sérgio não mediu esforços e foi o principal apoiador do petista na disputa pela Alese.

Hoje pouco se fala em uma oposição no município. Esta foi minada paulatinamente, principalmente pelo reconhecido bom trabalho desempenhado pelo agrupamento, mas também pela concomitante decadência de Jairo, cuja oportunidade de ser deputado estadual foi desperdiçada em uma série de erros particulares e de mandato que não foram bem-vistos pela população.

Talvez a maior prova viva do sucesso dessa aliança seja visualizada atualmente. É que a Capital do Sertão, assim como todos os municípios do Brasil, está em preparação para mais um pleito. Porém, diferente de outras eleições e de outros municípios e suas disputas voto a voto, o que mais se discute nos bastidores da cidade é a escolha da candidatura a vice da chapa que será formada pela atual prefeita Luana Oliveira, que já adiantou em recente entrevista à Xodó FM: Estará, sim, na disputa pela reeleição.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.