Milton, Alessandro, Daniele e um discurso de oposição tão frágil quanto o tempo

O retorno da coluna deste domingo, 2, traz uma análise da brusca mudança de rumo de três dos principais nomes de oposição do estado


02/04/2023 18:08

por Daniel Rezende

Bastou a primeira oportunidade e os discursos, antes inflamados de oposição ao grupo governista, foram água abaixo. Essa é a realidade nua e crua de quem analisa as posições do senador Alessandro Vieira (PSDB), da atual secretária de Estado da Mulher, Daniele Garcia (Podemos), e do futuro diretor da Agência de Desenvolvimento de Sergipe, Milton Andrade (Cidadania).

Os três principais nomes da “antiga nova” oposição foram seduzidos muito fácil e rapidamente. Alessandro e Milton até pouco tempo eram só críticas à tal velha política capitaneada pelo ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) e seus liderados, que inclui o atual governador Fábio Mitidieri (PSD) e todos que permanecem nesse agrupamento desde o Governo Belivaldo.

Daniele Garcia ainda em 2020 aparecia como uma candidata ‘outsider’, ou seja: uma antissistema. Recém-chegada da equipe de Sérgio Moro no Ministério da Justiça, ela fazia duras críticas ao seu agora colega de agrupamento Edvaldo Nogueira (PDT). Acusações de corrupção eram a tônica do seu programa eleitoral e das principais entrevistas que concedeu naquele período.

Veio o 2º turno das eleições de 2022 e com ele a oportunidade de aderir “de fininho” ao sistema antes tão taxado de cruel e cheio de benesses negativas. Aderiram ao agrupamento liderado por Belivaldo Chagas e agora estão muito bem acomodados nos cargos governistas.

Nesse ínterim, valeria a pena mencionar também o deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), mas este nunca atuou com um discurso forte de oposição como os demais mencionados. Samuel, aliás, caiu de paraquedas nesse agrupamento, pois foi eleito pelo extinto PPS, em uma chapa montada pelo saudoso Clóvis Silveira, mas viu o partido se tornar Cidadania e cair no colo do grupo liderado por Alessandro. Por osmose, acabou por ali ficando, mas nunca deu mostras de um discurso firme de oposição.

Georgeo Passos

O deputado vem fazendo um brilhante início de terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) e é o único do antigo agrupamento da antiga oposição que se manteve coerente. Desde o segundo turno optou pela neutralidade por entender que os candidatos à prova não possuíam significativas diferenças. Ao contrário de todos ao seu redor, permaneceu onde sempre esteve: Na oposição equilibrada, técnica e necessária.

Oposição na Alese

Georgeo e o deputado Marcos Oliveira (PL) são praticamente vozes isoladas na oposição dessa nova Legislatura. Por enquanto, os membros da Federação PT, PCdoB e PV, e o PSOL, decepcionam a quem esperava uma atuação mais firme. É cedo para afirmar, mas ao que parece, teremos uma oposição tímida aos projetos de Fábio Mitidieri na Assembleia.

Projeto ambicioso

O atual prefeito de Aquidabã, Mário Lucena (Republicanos), é um dos políticos mais jovens do Estado de Sergipe e líder de um ambicioso projeto político. Além das duas vitórias em Aquidabã (eleição e reeleição) a segunda etapa do seu projeto já foi concretizada com a eleição da sua esposa, Lidiane Lucena (Republicanos), ao cargo de deputada estadual.

Agora, Mário prepara um nome de confiança para sucedê-lo em Aquidabã e, na sequência, decolar a sua pré-candidatura a deputado federal. Para isso, ele ainda vem construindo palanques em municípios como Monte Alegre, Canindé de São Francisco e outros. Por tudo que vem mostrando na sua meteórica trajetória na política, não há como duvidar de que atingirá o seu objetivo. Olho nele! 

Canindé de cara nova 

Nos bastidores da política de Canindé de São Francisco circula a informação de que um novo nome tem começado a impressionar os veteranos eleitorais do município ribeirinho. Trata-se do cientista e doutor Denisson Salustiano. Ainda sem partido, o jovem vem se destacando com projetos de empreendedorismo na região, atingindo até mesmo municípios de Alagoas.

É bem cotado para a Câmara de Vereadores, mas há quem diga que o agrupamento que está se formando ao seu redor já o credencia a uma pré-candidatura a prefeito ou, quem sabe, a vice-prefeito, a depender da formatação das chapas em 2024.

Marcha dos prefeitos 

A 24ª edição do evento contou com uma verdadeira incursão de administradores e lideranças sergipanas em Brasília. Nada fora do comum do que já acontecia nas demais edições. Mas esse ano teve um “quê” a mais pelas sopas de climão proporcionadas por gestores que iam visitar recém-adversários do último pleito.

Teve prefeito que trabalhou dia e noite para destruir a reputação de determinado candidato, mas ainda esta semana estava a sorrisos no gabinete do próprio em busca de recursos. Haja cara de pau! 

Dilson de Agripino e o papelão

O titular desta coluna alertou no Twitter: “A partir de agora, qualquer demanda de Sergipe, tratar com o prefeito Dilson de Agripino”. Isso porque o prefeito teve a audácia de soltar uma peça publicitária nas suas redes sociais afirmando que o governador Fábio Mitidieri atendeu a um pedido seu e por isso enviou projeto para a Alese que reduz a alíquota do ICMS.

Se Dilson é o conselheiro particular de Fábio e está com essa “bola toda”, as várias categorias do serviço público sergipano deveriam procurá-lo em vez de marcar audiências no Palácio dos Despachos. Não é? 

ICMS em Sergipe 

Aliás o projeto enviado pelo governador Fábio que trata de uma suposta redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) é um balde de água fria nos sergipanos. O gestor e sua bancada comemoraram uma redução de 22% para 19%, mas ainda em dezembro, sob a governança de Belivaldo Chagas e com o aval de Fábio Mitidieri, esse valor subiu de 18% a 22%.

Ou seja: Ainda há uma sobra de reajuste desnecessária do ICMS, mas a manobra foi muito bem feita e combinada para camuflar o aumento diante dos olhos dos sergipanos. Coisas de Sergipe Del Rey. Vai vendo...

Itabaiana de Cara Nova

A reforma administrativa do prefeito Adailton Sousa (PL) começa a acontecer em Itabaiana. O primeiro passo foi dado com a chegada do competente comunicador social Júnior Carvalho à secretaria municipal da Comunicação. Júnior foi a principal mente por trás das vitoriosas campanhas de Valmir de Francisquinho e Adailton à Prefeitura de Itabaiana, como também foi o fiel escudeiro e principal estrategista digital da campanha de Valmir ao Governo de Sergipe. É preparado e necessário para o atual momento político de Itabaiana. Boa sorte!


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.