Áudio manipulado contra Rogério foi decisivo para vitória de Fábio
É grave a informação divulgada na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, pela Polícia Federal, de que o candidato ao Governo de Sergipe, senador Rogério Carvalho (PT), foi alvo de um áudio manipulado com uma fala agressiva de Lula contra si durante as Eleições 2022. À época, o candidato insistiu veementemente que o material era fake, mas não foi o suficiente para conter a avalanche de divulgações promovidas nas redes sociais.
Na gravação, Lula critica Rogério e chega a mencionar que está “constrangido” com a sua candidatura a governador em Sergipe. "[...] Não vai votar. Não vai votar porque o Rogério não toma iniciativa de acreditar na sua própria política, sabe. É preciso fazer uma autocrítica. Eu, sinceramente estou constrangido. Não adianta brigar… para ser candidato a governador de Sergipe."
A perícia comprovou que o material foi manipulado e a Polícia Federal deflagrou a operação intitulada “Dublê”. De acordo com a comunicação da polícia, aparelhos já foram apreendidos e a investigação continuará em andamento.
O fato é que esse material afetou o resultado do processo democrático de 2022. Havia uma disputa ferrenha pelos votos de Lula, evidenciado pela força do “Lulismo” e pela rejeição ao ex-presidente Bolsonaro. Naquele período era consenso que, se Rogério conseguisse atrelar sua imagem ao colega de partido, venceria o pleito.
Ações orquestradas como essa gravação fake foram cruciais para tirar de Rogério a chance de vitória, especialmente no segundo turno. A tese pode ser evidenciada ao comparar os números do segundo turno, onde Rogério teve 582.940 votos e Lula 862.951. Ficou claro que Rogério teve dificuldade em convencer a população que era o candidato de Lula em Sergipe.
A passagem do hoje presidente eleito pelo estado deu um salto a essa perspectiva, mas não foi o suficiente diante de meses de atuação e de convencimento do contrário por parte de setores ligados ao candidato governista Fábio Mitidieri (PSD).
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.