Ex-deputado aposta em nova candidatura em Glória: “Precisamos manter a oposição viva”
Mais maduro e cascudo, o ex-deputado pretende reconstruir sua imagem e reacender a chama da oposição política
por Daniel Rezende
Se engana quem pensa que os últimos fracassos eleitorais do ex-deputado estadual Jairo de Glória (Progressistas) o fizeram recuar de novas disputas políticas. Derrotado por duas vezes na tentativa de retornar à Alese e mais duas na tentativa de ser prefeito de Nossa Senhora da Glória, Jairo se enxerga como um líder natural da oposição no município e pretende colocar seu time em campo em 2024.
Ele, claro, sabe das dificuldades. As últimas derrotas mostram um abismo gigante no campo eleitoral que outrora o elegeu a deputado estadual e que quase o fez prefeito da Capital do Sertão em uma disputa acirrada em 2012, ano em que Chico do Correio (PT) foi eleito pela primeira vez para gerir o município.
Se pudéssemos descrever um gráfico contendo a tradução do declínio político de Jairo ele teria uma seta apontando continuamente para baixo desde 2016. Não é fácil fazer política em Glória, cidade em que o agrupamento de Sérgio Oliveira governa desde os anos 90, mas essa sequência de resultados negativos se deve muito mais aos erros de Jairo que ao poderio político e os eventuais acertos administrativos da família Oliveira.
Mais maduro e cascudo, o ex-deputado pretende reconstruir sua imagem e reacender a chama da oposição política que hoje está tão apagada no município. Ao tempo em que mostra entusiasmo com a missão, também deixa transparecer que não está contente com as condições em que precisará construir a candidatura: “Precisamos manter a oposição viva, e pelo visto ninguém tem coragem de encarar esse grupo político. Vai sobrar para mim novamente esse papel”, comentou ao Política de Fato.
Apesar de se colocar numa posição de candidato natural, ele adianta que tem dialogado com outros nomes da oposição. Todos bastante desgastados, mas aparentemente dispostos a uma construção, “A gente tem conversado, proposto entre Alex [vereador], Bastião de Análio, Aparecido dias [Ex-vice-prefeito] e Erlândio [Ex-vereador] o que tiver melhor vai para prefeito e os demais compõem chapa proporcional”, declarou.
Um elemento que pretende “dar um gás” na disputa é o apoio de Valmir de Francisquinho. Segundo Jairo, o gesto de apoiar Valmir a governador em 2022 será retribuído com um apoio em 2024 dentro das suas limitações e possibilidade de candidatura a prefeito em algum município no ano seguinte.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.