A reunião política e os anúncios de Serginho que estremeceram a política de Glória
por Daniel Rezende
O fim de semana em Nossa Senhora da Glória foi marcado pela repercussão dos fatos da sexta-feira, 26, quando o líder político e ex-prefeito Sérgio Oliveira “Serginho” (PSD) realizou reunião política e anunciou sua aposentadoria da política a partir de 2026.
Como se não bastasse o impacto desse anúncio, o deputado Chico do Correio (PT) formalizou a indicação do vereador Júnior Gazeta (PSD) à vaga de pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Luana Oliveira (PSD) à reeleição e Serginho apresentou o retorno do ex-deputado Jairo de Glória (Progressistas) ao seu agrupamento depois de 14 anos de muita rivalidade entre ambos.
A saída de Sérgio Oliveira da política já vinha sendo ventilada nos últimos meses e alimentada, justamente, pelo próprio Sérgio, que admitia a auxiliares e amigos que planejava essa despedida após as próximas eleições para o Governo do Estado. Com a confirmação da aposentadoria, ficam as certezas de que um vácuo se abrirá ao fim dessa “Era” de 20 anos de domínio e de que o futuro político da Capital do Sertão está completamente imprevisível.
A virtual reeleição de Luana Oliveira com Júnior Gazeta completando a chapa é uma sinalização de que Sérgio tem em Gazeta um nome de confiança para suceder o seu legado. Apesar de indicado por Chico, o vereador é muito mais próximo de Sérgio, que teve parcela significativa de influência nesta indicação.
Sendo Gazeta o principal nome de Sérgio para o futuro, não significa que este será unânime no agrupamento como Sérgio fora desde 1996. Nomes como os da atual vice-prefeita Vaneide de Nivaldo (PSD), do presidente da Câmara de Vereadores, Flávio do PT, e do próprio Chico do Correio não podem ser descartados. Este último dispõe de poucas das virtudes de liderança em relação a Sérgio, mas sai muito à frente dos demais pelo cargo de deputado que hoje se encontra, além da boa avaliação nos oito anos de gestão à frente da Prefeitura de Glória.
Por fim, mas não menos importante, é necessário discutir o espaço que o ex-deputado Jairo terá nesse grupo. Depois de errar excessivamente na sua trajetória política meteórica, mas hoje decadente, ele faz um movimento de recuo e deve disputar uma vaga na Câmara de Vereadores. Não seria surpreendente se obtivesse uma vitória e trabalhasse arduamente por uma reconstrução política.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.