Pré-candidatura de Acrísio ganha corpo após unidade da oposição em Monte Alegre


08/02/2024 11:36

por Daniel Rezende

Não faz um mês que a oposição política do município de Monte Alegre apostou na unidade com vistas a derrotar o projeto de sucessão de Luciano Lino e sua esposa, a prefeita Nena (PSD), e os resultados já começam a ser sentidos na opinião pública do município situado no Alto Sertão de Sergipe.

Após fechar consenso pelo nome de Acrísio Pereira (Republicanos) como pré-candidato a prefeito tendo o vereador Henrique de João Gogó como vice, a oposição colocou “o time em campo” e tem circulado povoados e ruas para intensificar o diálogo e entender as necessidades da população. Neste sentido, há uma unanimidade nos bastidores de que a pré-campanha de Acrísio tem recebido um retorno acima do esperado para este momento inicial.

Antes de tudo, é preciso reconhecer que Monte Alegre é um município atípico e que costuma ter uma pré-campanha muito mais longa que em determinados municípios. O ano de 2024 começou de maneira acelerada, com todas as chapas formadas e, portanto, com todos os times em campo.

Contando com dois ex-prefeitos nas suas trincheiras e o apoio de um bloco de seis vereadores, sendo um deles o próprio Henrique, que hoje preside a Câmara de Vereadores, Acrísio tem como principais vantagens ao seu concorrente o conhecimento popular em torno do seu nome e a pouca rejeição. Ele foi vereador entre 2017 e 2020 e disputou a prefeitura no mesmo ano, quando foi derrotado, mas se consolidou como nome mais forte da oposição municipal.

Já Evandro Silva, sobrinho e pré-candidato de Nena e Luciano para a sucessão, é pouco conhecido no município e inexperiente politicamente. Não se pode afirmar que faz uma gestão ruim à frente da Secretaria Municipal da Saúde, mas carrega, por tabela, uma rejeição do seu tio Luciano Lino.

O cenário pré-eleitoral aponta para uma eleição de oposição e a unidade política facilita esse objetivo, mas não é sensato subestimar a força política de Luciano. Há quatro anos havia um cenário de forte rejeição similar e, no frigir dos ovos, Nena foi reeleita. Cravar qualquer resultado a essa altura do campeonato soará como uma “chuva no molhado”.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.