Oposição dividida e boa avaliação dão vantagem a Givanildo na busca por reeleição em Salgado


26/02/2024 10:01

por Daniel Rezende

Quando a última urna eleitoral do município de Salgado foi apurada no curso das eleições municipais de 2020 o atual prefeito de Salgado, Givanildo Costa (PT), venceu o pleito em uma das reviravoltas mais improváveis da história política do município. Por apenas 102 votos de diferença para o segundo colocado, Givanildo iniciava a partir dali a construção de uma nova força política em Salgado, tornando o cenário eleitoral do município ainda mais fragmentado.

Naquela ocasião o segundo colocado, Ivan do Ônibus (União Brasil) contava com o apoio do ex-prefeito Duílio Siqueira (Republicanos), mas ambos possuíam divergências que notoriamente já se convertiam em rompimento, quer este fosse eleito ou não. As recentes declarações de Duílio em entrevistas comprovam essa tese. O ex-prefeito reclama de ingratidão do seu indicado e pontua que não há chance de uma unidade da oposição contra Givanildo.

Neste provável cenário, com as pré-candidaturas de Duílio e Ivan, ainda corre por fora a neófita na política Esmeralda Gonzaga (PSOL). Ela já lançou sua pré-candidatura e pretende disputar, principalmente, o campo eleitoral de esquerda no município.

Se a divisão em três candidaturas de oposição por si sós já representam uma tranquilidade para o projeto de reeleição de Givanildo, ainda é preciso salientar a boa avaliação do prefeito no município. Jovem e com muita experiência na iniciativa privada, ele demorou para engrenar no comando da prefeitura, mas conseguiu aparar arestas internas e tocou obras importantes para o município, a exemplo da reforma do Balneário público, principal cartão postal salgadense.

É inegável a vantagem com a qual Givanildo se encontra no atual cenário que deve se prolongar desta maneira até o pleito eleitoral. Afinal, a receita: Boa avaliação + Divisão da oposição é avalizada como um forte indicativo de êxito político.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.