Sintese sobe o tom contra Esmeralda e o atraso de salários dos professores em Carmópolis


09/04/2024 18:34

 O presidente do SINTESE, professor Roberto Silva, e a assessoria jurídica do Sintese estiveram novamente no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), na última segunda-feira, dia 8, para buscar esclarecimentos acerca da liberação dos recursos da Prefeitura de Carmópolis para a realização do pagamento dos salários dos professores e professoras da rede municipal do último mês de março. O sindicato já deliberou uma paralisação de dois dias incluindo quinta-feira, 11, e sexta-feira, 12.

De acordo com o Setor de Precatórios do TJ/SE, o processo já foi analisado e possivelmente, nos próximos dias o juiz despache para que as contas da prefeitura sejam desbloqueadas e os salários possam ser pagos.

Conforme o Sintese, a prefeita Esmeralda Cruz não cumpriu com o pagamento de precatórios e teve suas contas bloqueadas. Nestas contas estavam indevidamente recursos da educação e com isso professoras e professores não receberam o salário do mês de março até o momento.

A legislação indica que a Prefeitura de Carmópolis deve depositar os recursos da educação em conta a parte, ligada ao CNPJ da Secretaria Municipal de Educação, no entanto o que determina a lei não vem sendo cumprido.

“A situação é fruto da inoperância da gestão municipal de Carmópolis. A prefeitura não transferiu as verbas do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] e da MDE [Manutenção e Desenvolvimento do Ensino] para uma conta ligada ao CNPJ da Secretaria Municipal de Educação, conforme preconiza a Lei. Com o bloqueio das contas da prefeitura as verbas que são destinadas ao pagamento da folha da educação e manutenção das escolas também acabaram sendo bloqueadas, e em consequência disso professoras e professores estão sem salários”, disse Roberto Silva.

O presidente do SINTESE fez questão de dizer ainda que mesmo com o pagamento, o SINTESE seguirá em luta e vai levar a situação ao Tribunal de Contas para solicitar que a fiscalização seja feita, não apenas no município de Carmópolis, mas em todos outros municípios sergipanos.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.

PREFEITURA DE ESTANCIA