Henri Clay quer voltar ao poder com pré-candidatura de aliada na OAB
Da Redação Política de Fato
Com a aproximação do pleito eleitoral da OAB estadual Sergipe (Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe), as movimentações políticas começam a ganhar visibilidade. É natural que isso ocorra, tendo em vista que a OAB é a entidade de maior representação dos advogados sergipanos e goza de prestígio social e político.
Há quem diga que o jogo político interno para lograr êxito na disputa pela presidência da ordem é tão movimentado quanto o ambiente eleitoral que vemos comumente. Assim, existem peças importantes nesse tabuleiro da política da advocacia sergipana, tanto novas, a exemplo do atual presidente, Danniel Costa, quanto velhas conhecidas, tais como o ex-presidente Henri Clay.
Isto posto, assim como no pleito municipal que ocorrerá esse ano, as reuniões começaram a ser realizadas a fim de obter apoios e demonstrar força política perante os profissionais do Direito. À vista disso, o advogado e ex-presidente da OAB Sergipe, que também é conhecido em esferas político partidárias, Henri Clay parece não querer, como popularmente se fala: "largar o osso", e está disposto a atuar na linha de frente para voltar ao poder.
Em reunião discreta e marcada pela ausência de aliados, o ex-presidente demonstrou interesse em retomar, a todo custo, o comando da classe, lançando a advogada Danielle Ferreira. O evento ocorreu na última terça-feira, dia 11/06, e foi coordenado por Henri Clay. Entretanto, comenta-se que o encontro teve pouco alcance e mostrou fraqueza política e falta de poder de mobilização.
Essa disputa promete ser tão animada quanto qualquer outra político-eleitoral marcada para 2024. Os ex-presidentes entendem a importância da eleição e não darão vida fácil ao atual presidente. Como em toda disputa política, será necessário ter muita habilidade e poder de mobilizar os advogados em torno de um objetivo comum, tomando cuidado para que as reuniões entre os colegas não surtam efeito negativo e demonstrem fraqueza. Afinal, será um duelo de gigantes.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.