PSD tenta barrar pesquisa que mostra disputa acirrada na Barra dos Coqueiros, mas justiça libera divulgação
Da Redação Política de Fato
A política da Barra dos Coqueiros ganha mais um capítulo após o PSD, partido do ex-prefeito Airton Martins, tentar barrar, na justiça, a divulgação de pesquisa eleitoral que aponta um cenário disputado e sem grande favorito. O pedido feito na representação judicial foi negado e os números divulgados.
Em pesquisa registrada sob o n° 02374/2024, realizada entre os dias 08 e 14 deste mês, pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, o cenário na Barra dos Coqueiros aparenta estar acirrado, com todos os pré-candidatos com chances de vitória, mostrando que não há eleição decidida.
Na citada pesquisa, na modalidade induzida, o ex-prefeito Airton Martins (PSD) aparece com 33% das intenções de voto, acompanhado do atual prefeito Alberto Macedo (União), com 23%, e de Danilo de Lula (PT), que pontua 21%.
Outro dado importante é o número de indecisos, que somam, juntos, 23% dos entrevistados. Esse percentual pode assegurar a vitória a qualquer um dos três pré-candidatos na corrida eleitoral.
Além do resultado da pesquisa, o cenário político do município litorâneo está agitado, também, pelo fato do partido do pré-candidato Airton Martins, PSD, ter entrado com um pedido de suspensão da divulgação da pesquisa, alegando irregularidades.
Na representação, o advogado do partido, alegando irregularidades, pediu liminarmente a suspensão da referida pesquisa, o que foi negado pelo juíz eleitoral, que afirmou não haver, por ora, os indícios levantados pela acusação. O processo segue, enquanto a pesquisa também segue podendo ser amplamente divulgada.
Ao contrário do que achava-se no início da corrida, quando os três nomes se colocaram à disposição, a eleição da Barra não está definida. Airton apresenta queda nos números, Alberto mostra resistência e manutenção na disputa e Danilo demonstra um crescimento surpreendente até então. Os próximos capítulos prometem ser movimentados.
Enquanto isso, a população acompanha de perto esses cenários, e recebe com desconfiança a vontade do ex-prefeito Airton em esconder os números e suspender a pesquisa. Por que será?
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.