MPE pede representação contra prefeito de Ribeirópolis por propaganda eleitoral antecipada


18/07/2024 20:02

O Ministério Público Eleitoral de Ribeirópolis propôs representação judicial ao atual prefeito de Ribeirópolis, Rogério Sobral (PSB), por propaganda eleitoral antecipada, atitude proibida durante o período de pré-campanha.

A ação promovida pelo Ministério Público alega que o pré-candidato compartilhou enquete eleitoral em seu Instagram, onde o mesmo aparece com vantagem em relação ao pré-candidato Georgeo Passos (Cidadania).

A conduta citada é expressamente proibida pela legislação eleitoral, tendo que em vista que as enquetes possuem a capacidade de ludibriar e induzir o eleitor a apoiar o pré-candidato.

A justiça eleitoral tem alertado, há bastante tempo, sobre os cuidados que devem ser observados em relação a essa modalidade, sendo de notório conhecimento seu teor informal que, muitas vezes, reflete números distoantes da realidade.

No entanto, Rogério parece não estar atento para os alertas da justiça eleitoral, uma vez que constantemente tem usado desse artifício para tentar passar aos eleitores do município a impressão de que está em vantagem na corrida eleitoral, sempre com base em enquetes informais.

Desse modo, a justiça eleitoral do município deve acatar a representação proposta pelo Ministério Público e abrir um processo eleitoral contra o atual prefeito, que possivelmente será punido dentro das medidas legais.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.