Mário Lucena vence adversidades, potencializa liderança regional e mira 2026
Da Redação Política de Fato
A história e as análises a serem contadas sobre as eleições de 2024 no Sertão de Sergipe lembrarão diversos capítulos marcantes e vitórias históricas, mas serão rasas se ignorarem o vigoroso salto dado pelo prefeito de Aquidabã, Mário Lucena (União Brasil), rumo ao fortalecimento da sua liderança na região.
Ao comemorar o seu aniversário de 37 anos na última quarta-feira, 20, com festa nas ruas, o prefeito aquidabãense celebrou também uma odisseia vencida neste ano eleitoral. Durante esse período, Mário viu seu vice-prefeito romper politicamente e se tornar seu adversário, foi alvo de operações policiais, veio a ser afastado do cargo de prefeito e teve a sua sucessora e sobrinha Ana Helena (UB) eleita com números expressivos, mas cuja diplomação foi barrada inicialmente pelo TRE pelo parentesco com o prefeito.
O que parecia um cenário de filme de terror, pouco a pouco foi se dissipando e evoluindo em triunfantes êxitos de Mário. Para completar, o líder aquidabãense viu de perto o seu maior adversário político, o ex-prefeito Euriquinho (PSD), se afundar em erros políticos e administrativos ao lado do filho e atual prefeito Diogo Souza (PSD). Os dois hoje carregam uma rejeição histórica e correm o sério risco de terem suas carreiras políticas sepultadas de uma vez.
2024 foi um ano intenso, mas com motivos de sobra para o médico e político celebrar e sonhar com voos maiores. Afinal de contas, não só de Aquidabã viveu o prefeito em 2024 e as presenças na sua festa de aniversário evidenciam isso. Por lá estavam o ex-deputado federal, André Moura (UB); os prefeitos eleitos de Canhoba e Nossa Senhora de Lourdes, Chrystophe Divino (UB) e Dr. Saulo (PT); o ex-deputado estadual Capitão Samuel e lideranças e vereadores de diversos municípios que contaram com o apoio de Mário durante o pleito.
Todo esse networking e rede de apoios desenvolvido pelo prefeito visam, por óbvio, a reeleição da sua esposa e deputada estadual, Lidiane Lucena (UB), em 2026. Mas com tamanho fortalecimento e habilidade política, não é exagero dizer que a hipótese ventilada em 2023 pelo Política de Fato, quando colocamos Lucena como um futuro candidato a deputado federal, não esteja próxima de se concretizar.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.