Procuradoria da Mulher realiza reunião com a Secretária de Estado de Políticas para Mulheres
O objetivo é estabelecer parceria com o órgão estadual em prol da defesa do público feminino
A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju realizou uma reunião, na tarde desta quinta-feira (03/04), com a Secretária de Estado de Política para Mulheres, Danielle Garcia. O encontro aconteceu na sede da secretaria, localizada na Praça Almirante Tamandaré, e teve como objetivo apresentar as atividades da Procuradoria, além de estreitar laços com o órgão estadual.
Segundo a psicóloga da Procuradoria da Mulher, Ana Karoliny Barreto de Almeida, a intenção é conhecer os serviços e programas oferecidos pela secretaria e estabelecer uma relação de cooperação, para que haja o encaminhamento adequado das mulheres que necessitam dos serviços disponibilizados.
“Nosso principal objetivo hoje é apresentar o serviço da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju e estreitar os laços com a Secretaria de Estado de Política para Mulheres. Conhecer também um pouco quais são os serviços e os benefícios que eles oferecem às mulheres aracajuanas, para que a gente possa orientar melhor essas mulheres que são atendidas na nossa Procuradoria e encaminhá-las da maneira devida ”, explica.
A superintendente de Relações Institucionais da CMA, Sheyla Galba, ressaltou o trabalho desenvolvido pela Procuradoria em busca de parcerias com as demais instituições que atuam na defesa das mulheres. Para ela, essa soma de esforços faz toda a diferença.
“A Procuradoria da Mulher junto com a Superintendência de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Aracaju está buscando essas parcerias. A gente quer fazer com que a Procuradoria seja reconhecida, buscando apoio e unindo forças, porque é disso que a gente precisa. Então essa é mais uma visita, hoje nós estamos aqui na Secretaria de Políticas para as Mulheres e vamos mostrar os pontos positivos e negativos também. Nem tudo são flores, mas a gente precisa unir forças para que tenhamos uma realidade muito melhor em relação à proteção do público feminino”.
A Secretária de Estado de Política para Mulheres, Danielle Garcia, enfatizou a importância dessa iniciativa e demonstrou interesse em desenvolver ações em conjunto com a Procuradoria. “Eu fico feliz demais de receber aqui a Procuradoria da Mulher da Câmara de Aracaju, vi que elas já estão fazendo um trabalho lindo, já compilaram toda a legislação produzida relacionada à pauta da mulher pelos vereadores e estão pensando em outras leis que podem ser propostas para os parlamentares e para a prefeita. Então é bacana esse estudo sobre a parte legislativa, mas também sobre ações que podemos fazer em conjunto”.
A secretária ainda explicou quais são os principais serviços disponibilizados pela Secretaria de Política para as Mulheres. “A gente tem aqui na secretaria vários programas, temos o ‘Ser Mais Mulher’, que está com inscrições abertas, inclusive nós já temos mais de 80 mulheres inscritas aqui em Aracaju, nós temos o ‘Cuidar-se’, que distribui absorventes para mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade. Nós temos também cursos de capacitação nas mais diferentes áreas, desde educação financeira, precificação, renda irlandesa, curso de chocolate, de cabeleireiro, tudo isso promovido pela secretaria para ajudar essas mulheres, especialmente as mais vulneráveis e também aquelas que estão em situação de violência”.
De acordo com a advogada da Procuradoria da Mulher, Vanessa Reillane, a expectativa é a melhor possível a partir dessa reunião. “Nós estamos aqui justamente para apresentar o órgão e ouvir o que tem funcionado, inclusive a gente quer participar dos eventos em que a Procuradoria possa ser incluída. A troca está sendo muito boa, nós apresentamos alguns projetos nossos e pedimos que nos inclua nos projetos deles também, assim como possam contar conosco nos projetos que tivermos, para que a sociedade como um todo saia beneficiada, para que as mulheres tenham mais mecanismos, pois todos esses órgãos estão trabalhando em prol da mesma luta. Então a missão é essa: buscar benefícios, buscar informação e conhecimento para que possamos construir cada vez mais pontes para viabilizar a garantia de direitos das mulheres”.
Fonte: Câmara Municipal de Aracaju
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.