Linda Brasil celebra aprovação de direitos para pessoas com fibromialgia
Durante Sessão Plenária nesta quinta-feira (3), a deputada Linda Brasil (Psol) comemorou a aprovação no Senado Federal do projeto de lei que garante às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos assegurados às pessoas com deficiência.
“Ontem tivemos uma vitória muito importante para as pessoas com fibromialgia no nosso Brasil”, destacou Linda. Ela lembrou que Sergipe foi um dos estados pioneiros nessa conquista. “Seguimos o que já foi aprovado aqui em 2023, quando conseguimos, por meio de um projeto de nossa autoria, garantir os mesmos direitos de pessoas com fibromialgia às pessoas com deficiência. Essa é uma vitória importantíssima”, reforçou.
A parlamentar explicou que o Projeto de Lei 3010/2019, em conjunto com o PL 9.293/2023, assegura o atendimento multidisciplinar, incentiva a pesquisa, amplia a participação da comunidade, divulga informações sobre a condição e, principalmente, reconhece oficialmente as pessoas com fibromialgia com os mesmos direitos e garantias legais.
Linda Brasil também fez questão de parabenizar a mobilização social. “Quero parabenizar principalmente o movimento de pessoas com fibromialgia. Depois que aprovamos esse projeto aqui, esse movimento cresceu, não só em Sergipe, mas também no Brasil. A reivindicação, a força e a pressão do movimento fizeram com que ontem, lá no Senado, fosse aprovada essa vitória tão importante”, concluiu.
A deputada Kitty Lima (Cidadania) destacou, durante sessão na Assembleia Legislativa, seu compromisso com a defesa dos direitos das pessoas com fibromialgia, elogiando a colega Linda Brasil por manter o tema em evidência. “Quero dizer, deputada Linda, que é muito importante sua observação sobre a fibromialgia. Quando estive aqui na legislatura passada, também aprovei um projeto que foi sancionado, garantindo prioridade nas filas e conscientizando a sociedade de que não é ‘mimimi’: é dor de verdade e precisa ser respeitada”, afirmou.
A parlamentar enfatizou que a luta pelo reconhecimento da fibromialgia faz parte de sua trajetória desde o início da vida pública. “Fico feliz em ver que o assunto continua sendo discutido nesta Casa. Parabéns por levantar essa bandeira tão necessária e contem sempre com o meu apoio, pois esse tema me acompanha desde o meu primeiro mandato, seja no parlamento municipal ou estadual”, completou Kitty.
Solidariedade
A deputada Linda Brasil prestou homenagem póstuma à cordelista Alaíde de Souza Costa durante a Sessão Plenária, “Peço um minuto de silêncio, porque ontem perdemos a cordelista Alaíde de Souza, que foi uma voz atuante na literatura de cordel e figura sempre presente nas rodas e eventos culturais aqui da nossa terra”, declarou.
Linda Brasil ressaltou a importância do trabalho da artista para a cultura sergipana. “Alaíde fez um trabalho importante de divulgação da literatura de cordel nas escolas públicas, ao lado também das cordelistas Salete Nascimento e Alda Cruz, sendo membro da Academia Sergipana de Cordel. Durante anos, ela encantou com suas rimas e versos. Desejo toda a minha solidariedade aos familiares, amigos e leitores, na certeza de que seu nome e seu trabalho jamais serão esquecidos”, completou a deputada ao solicitar o minuto de silêncio.
Fonte: ALESE
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.