Deputada Lidiane Lucena propõe programas de alfabetização e segurança no trabalho para catadores e tem indicações aprovadas na Alese
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou, nesta quarta-feira (09), duas indicações de autoria da deputada estadual Dra. Lidiane Lucena (Republicanos) que têm como objetivo garantir mais dignidade, inclusão e proteção aos catadores e catadoras que atuam em Sergipe.
A Indicação nº 199/2025 solicita ao Governo do Estado a promoção de um programa estadual de alfabetização e capacitação para catadores. Já a Indicação nº 200/2025 propõe a criação de um programa estadual de segurança e saúde no trabalho, com fornecimento gratuito e periódico de equipamentos de proteção individual (EPIs) e realização de ações preventivas contra acidentes de trabalho.
As propostas da parlamentar partem da necessidade de reconhecimento e valorização dessa categoria, que desempenha um papel essencial para o meio ambiente e para a economia circular, mas que ainda enfrenta grandes desafios sociais, como a baixa escolarização, a informalidade e a falta de proteção no exercício da atividade.
“Infelizmente, muitos catadores ainda atuam em sem a devida proteção e sem acesso a oportunidades de formação. A alfabetização, nesse sentido, é o primeiro passo para garantir sua inclusão. A capacitação profissional e as medidas de segurança no trabalho, por sua vez, completam o cuidado que essa população merece. São pessoas que contribuem diretamente com a sustentabilidade e que precisam ser vistas, acolhidas e respeitadas”, destacou a deputada Lidiane Lucena.
A parlamentar também afirmou que está confiante na sensibilidade do Governo do Estado quanto ao acolhimento das propostas. “Acredito que o governador Fábio Mitidieri dará a essas indicações a atenção e o carinho que merecem, especialmente considerando o trabalho belíssimo que sua gestão, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, realizou com a Estação Acolher durante os festejos juninos. A forma como o Estado acolheu os catadores e seus filhos naquele espaço foi um exemplo de cuidado social que precisa ser estendido a outras frentes”, completou a deputada.
As indicações seguem agora para análise do Poder Executivo, com expectativa de que sejam transformadas em políticas públicas estruturantes voltadas à inclusão social, saúde no trabalho e valorização desses trabalhadores.
Fonte: ALESE
Foto: Ascom
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.