Falta de pagamento das terceirizadas do município é denunciada por Sonia Meire


15/07/2025 15:56

A vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna, nesta terça-feira (15) ,na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o pequeno expediente, para denunciar a falta de pagamento das empresas terceirizadas. A empresa Estrela, que terminou seu contrato com o município de Aracaju, tem nove meses que não cumpre com as rescisões trabalhistas dos demitidos pelas empresas.

“É um absurdo, já são nove meses que a Estrela não cumpre com suas obrigações e paga as rescisões aos trabalhadores demitidos. Denunciei mês passado essa falta de pagamento, e agora estou denunciando mais uma vez. São duas empresas: a Estrela e a Multiserv, que terminaram seus contratos com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e as trabalhadoras estão sem receber o mês trabalhado e suas rescisões. E para piorar, a Multiserv disse que não tem previsão para pagar porque não recebeu ainda da secretaria”, disse a vereadora.

Sonia Meire também destacou que as empresas têm todas as responsabilidades com as trabalhadoras e trabalhadores, mas que também a Semed tem obrigação de analisar os relatórios apresentados pelas empresas em tempo hábil, e fazer os pagamentos às empresas, de acordo com os serviços prestados, para que elas cumpram com as obrigações com o trabalhadores contratados.
 
“Há um contrato entre as empresas e Semed, e os trabalhadores foram contratados pelas empresas. No meio dessa quebra de braço, só sobra para a parte mais frágil. É preciso que a Semed explique publicamente porque não pagou ainda, se a empresa está devendo alguma nota ou algum relatório, qual é a responsabilidade da empresa e qual é a responsabilidade da Semed nesse pagamento. Nós não podemos admitir que os trabalhadores passem pelo o que eles estão passando, além de serem trabalhos com salários baixos, precarizados, eles ainda não recebem quando são demitidos, isso é inadmissível”, finalizou Sonia Meire.

Fonte: Câmara Municipal de Aracaju


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.