Sergipe avança na educação com 100% das escolas conectadas à internet

Mais de 140 mil estudantes já colhem os resultados positivos da inovação nas salas de aula


11/08/2025 15:40

Em todas as regiões de Sergipe, a educação pública está mudando para melhor. Agora, todas as escolas da rede estadual têm internet de qualidade, Wi-Fi com segurança e estrutura digital moderna. Com isso, alunos e professores passaram a contar com mais recursos para estudar e ensinar. Esse avanço faz parte do programa Educação Mais Conectada, que já está beneficiando mais de 140 mil estudantes em todo o estado.

Com investimento de mais de R$ 57 milhões, o Governo do Estado transformou a estrutura de 318 escolas, que agora contam com conexão por fibra óptica e laboratórios informatizados. Além disso, 71 mil tablets começaram a ser entregues aos alunos do Ensino Médio. A medida não apenas amplia o acesso às ferramentas digitais, como também contribui para uma nova forma de ensinar e aprender, mais interativa e alinhada aos desafios contemporâneos.

Além dos tablets, a modernização dos laboratórios de informática tornou as escolas mais preparadas para desenvolver projetos pedagógicos com o uso da tecnologia. É o caso do Centro de Excelência Professor José Cláudio Monteiro, no povoado Jenipapo, em Lagarto, onde a conectividade já faz parte do cotidiano. Na unidade, a internet de qualidade e os equipamentos tecnológicos têm impulsionado o desenvolvimento de habilidades digitais nos alunos e ampliado o acesso a diferentes fontes de conhecimento.

“É muito mais fácil estudar quando a escola oferece internet e tecnologia de verdade. Com os tablets e o Wi-Fi funcionando bem, a gente consegue acompanhar as aulas e pesquisar direto na escola”, afirma Everton Giovanne, aluno do 1º ano. Para ele e tantos outros jovens, as barreiras do acesso digital estão sendo superadas, dentro da própria sala de aula.

Rotina tecnológica

Já no tradicional Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, os novos recursos digitais potencializam o aprendizado e contribuem para uma rotina escolar mais engajada. “Nós estudamos o dia todo, e fazer com que nossa escola esteja conectada melhora bastante a nossa rotina. Hoje em dia quase tudo envolve tecnologia, seja para pesquisar, assistir a aulas ou até fazer as atividades em equipe que os professores passam”, conta Keully Állan, estudante da unidade.

O impacto é ainda maior entre os alunos que não tinham acesso a dispositivos em casa. “Muitos colegas não têm acesso a esses aparelhos, e, com a entrega dos tablets, eles passaram a ter a oportunidade de estudar com mais autonomia”, afirma Dandara Beatriz. Para ela, o uso pedagógico dos equipamentos representa mais do que modernização: “é inclusão de verdade”, enfatiza. 


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.