Vereadores destacam polêmica da adultização infantil, falta de planejamento da cidade e ações realizadas nas comunidades
O primeiro orador do Pequeno Expediente desta terça-feira (12/08) foi o vereador Pastor Diego (União Brasil), que exibiu um vídeo do youtuber Felipe Bressanim, mais conhecido como Felca, que está repercutido bastante na internet e aborda a adultização infantil. “O que Felca trouxe denunciando a quantidade de crianças se vestindo de forma sexy, de forma totalmente inadequada para a idade, é algo absurdo. A gente olha uma notícia como essa e parece que é algo distante, mas não é. Você que tem filho pequeno, essa realidade está na sua casa”, enfatizou ao relatar que constantemente fiscaliza o conteúdo que as filhas pequenas consomem na internet. O parlamentar ainda defendeu que o assunto seja discutido também em nível municipal, não apenas em nível federal e estadual, para que leis sejam implementadas para coibir a exposição de crianças e adolescentes em shows e apresentações.
A vereadora Professora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna para demonstrar preocupação com a privatização de serviços públicos, como no caso da Deso. “Eu quero aqui me somar à população aracajuana e sergipana, porque o problema não está só em Aracaju, que é o resultado e a consequência quando você acaba com uma empresa pública, como a Deso, sem concursos públicos, sem garantir investimentos, um desmonte total de uma empresa que a população achou que a privatização seria o melhor caminho, e hoje estamos vendo que não é o melhor caminho”, disse ao criticar a atual gestão da empresa Iguá. Durante sua fala, a vereadora ainda exibiu um vídeo de ruas do bairro da Soledade, em que moradores reclamam da presença de vazamentos na localidade, sem que nada tenha sido feito, até então, para solucionar o problema.
A vereadora Selma França (PSD) iniciou seu discurso abordando a realização da primeira edição do projeto Cidade Limpa, que aconteceu na comunidade Selva, no bairro do Mosqueiro, com serviços de limpeza, varrição, capinagem, entre outras ações. “Foi um momento de trabalho, mas também de escuta. Conversamos com os moradores, que nos contaram o quanto essa iniciativa traz mais dignidade, segurança e qualidade de vida. Pequenas ações como essas fazem uma grande diferença na vida das pessoas”. Na sequência, a parlamentar exibiu um vídeo com depoimentos dos moradores e registros dos trabalhos desenvolvidos durante a ação. Ao finalizar seu discurso, Selma França ressaltou o fato de que o Largo da Aparecida voltou a ter uma associação de moradores, após dez anos de abandono.
O vereador Sargento Byron (MDB) demonstrou preocupação com denúncias de que o governo federal editou uma portaria alterando as regras do benefício de prestação continuada. “ Causa-me muita estranheza o governo federal, que é o governo de todos, tomar medidas que podem prejudicar diretamente mães e famílias de pessoas com deficiência”. O parlamentar exibiu um vídeo que chama a atenção para o fato de que o presidente teria vetado uma lei que garantia os direitos das pessoas com deficiência. Sargento Byron continuou seu discurso dizendo que é preciso unir forças. “A gente precisa mobilizar os parlamentares federais de Sergipe para que se posicionem, para que possamos garantir às pessoas com deficiência e às suas famílias o mínimo, que é a garantia da vida por meio desse benefício. Quem recorre ao BPC, são aquelas famílias que estão em condição de vulnerabilidade social e que, muitas das vezes, esse recurso é utilizado para sustentar não apenas a pessoa com deficiência, mas também para prover o lar.”
Na sequência, a vereadora Thannata da Equoterapia (Mobiliza) celebrou o fato de que hoje, às 16h, será assinada uma ordem de serviço junto com a prefeita Emília Corrêa e com a Emurb para a entrega de uma unidade básica de saúde no bairro de Areia Branca. “Essa é uma vitória muito grande para o pessoal da zona de expansão”, disse ao comemorar o fato de que a população da região terá mais uma UBS a partir de agora. A parlamentar ainda repercutiu o impasse territorial entre as cidades de Aracaju e São Cristóvão. “Não é possível que o prefeito de São Cristóvão não perceba que é apenas um pensamento dele querer que o povo da zona de expansão faça parte de São Cristóvão. Escute a população da região, escute os moradores do Mosqueiro, Gameleira, Areia Branca, Robalo, todos eles fazem parte de Aracaju e são beneficiados pelo serviço público da nossa cidade, então a zona de expansão deve continuar na nossa capital”, fez o apelo.
O vereador Vinícius Porto (PDT) falou sobre a reunião que teve na última quinta-feira, juntamente com outros vereadores, com a prefeita Emília Corrêa para sanar dúvidas a respeito da gestão. “Colocamos nossos posicionamentos, tivemos a interlocução para que possamos saber o que está acontecendo. Isso dá a todos nós uma tranquilidade, porque nós tivemos a oportunidade de escutar o superintendente da SMTT, fazendo as suas colocações no que se refere ao tamanho dos ônibus, a forma como vai ser feita essa locomoção, também ao lado também do secretário-geral do município de Aracaju, e a prefeita dando espaço para que todos os vereadores pudessem fazer seus questionamentos.”
O vereador Alex Melo (PRD) falou sobre o primeiro torneio de futsal feminino, que contou com o apoio também da vereadora Selma França. “O esporte feminino tem crescido muito na nossa cidade, no nosso estado e inclusive no Brasil”, destacou. O parlamentar ainda enfatizou o poder de transformação que o esporte possui. “Quando nós falamos de esporte, nós falamos de mudança de vida, de personalidade, de pensamento. Não somente a pessoa que pratica o esporte é beneficiada, como também a sociedade e a sua família. Nós temos visto muitos jovens que largaram o crime e as drogas, que deixaram de ser agressivos, graças ao esporte.”
O vereador Breno Garibalde (Rede) ocupou a tribuna para trazer o tema da falta de planejamento para o desenvolvimento da capital sergipana. “Cidade é uma grande engrenagem e se a gente não pensa a cidade como um todo, não vamos resolver os problemas. Aí o povo acha que é desenvolvimento liberar vários condomínios e chegando cada vez mais gente, sem resolver os problemas estruturais, a exemplo da mobilidade urbana, como a ciclovia que acaba do nada, e a população do Santa Maria e do Marivan sai concorrendo com os ônibus e com todo mundo. Isso é não pensar a cidade e a gente precisa mudar essa mentalidade.”
O vereador Camilo Daniel (PT) falou sobre o debate ocorrido na última semana acerca do transporte público na cidade de Aracaju e a compra dos ônibus elétricos. “Durante esse período de recesso parlamentar e nessa última semana, nós tivemos decisões, que envolvem a decisão do Tribunal de Contas e também do Tribunal de Justiça sobre a licitação, e eu acho que é muito importante que a Câmara de Vereadores tenha seu protagonismo e sua altivez”, disse ao enfatizar o papel de fiscalização do legislativo municipal, confirmando o seu posicionamento favorável à instalação de uma CPI para investigar o caso. “Eu fui procurado por muitos vereadores, mais de dez, que chegaram a falar que estariam dispostos a assinar essa CPI, porque esses vereadores querem, de fato, a fiscalização.”
O vereador Fábio Meireles (PDT) falou sobre a entrega da EMEF Alcebíades Melo, no bairro Industrial, chamando a atenção que esse foi um processo que começou na gestão passada, na época do prefeito Edvaldo Nogueira. O parlamentar também exibiu fotos de um grande torneio realizado no último domingo, em comemoração ao Dia dos Pais, na Zona Norte da cidade. “Gostaria de agradecer a parceria do deputado estadual Jorginho Araújo, por nos ajudar a conseguir fazer acontecer esse momento tão simples, mas, de certa forma, impactante. Aí são pais, moradores da Zona Norte de Aracaju, que conhecem todas as dificuldades e tiveram esse dia diferenciado.”
Fonte: Câmara Municipal de Aracaju
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.